Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Com uma alegria imensa pelo reconhecimento do trabalho diário realizado pelas equipes das unidades escolares, os gestores de cinco escolas estaduais receberam troféus e placas de mérito pela classificação no Prêmio Construindo a Nação, cuja solenidade foi realizada na noite da quarta-feira, no Salão de Eventos da Fieto, em Palmas.

Para a gestora Isis Ferreira, da Escola Estadual Weder Maria de Abreu Sales, de Araguaína, o prêmio significou um reconhecimento pelo trabalho de todos da escola e foi um momento de muita emoção e felicidade, que ela deseja compartilhar com todos da escola.

A assessora de Currículo da Secretaria da Educação, Larissa Ribeiro de Santana, explicou que a premiação é uma forma dos alunos e da escola trabalhar mais com projetos que envolvam a comunidade com mais freqüência. Larissa representou, na solenidade, o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza.

A gerente executiva do Sistema Fieto, Rosilene Jaber, frisou que esta é a 3ª edição do prêmio e é uma forma de auxiliar os alunos a escrever projetos, para que desde cedo, eles tenham a facilidade de colocar no papel suas idéias.

Da rede estadual foram premiados os seguintes projetos: “Educação para a Vida”, com expedição de documentos para a comunidade escolar, do Colégio Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína, que obteve o 3º lugar na categoria ensino fundamental; com o projeto “Quilombola” a Escola Paroquial Luiz Augusto, também de Araguaína, foi classificada em 2º lugar, ensino fundamental e deu uma lição de cidadania promovendo o encontro dos alunos com os quilombolas da Comunidade Grotão, em Filadélfia. O Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína, recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria ensino médio com o projeto “100% Cidadão”; o Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, teve o seu projeto de “Rádio jovem e movimento”, classificado em 3º lugar na categoria ensino médio e a Escola Estadual Abner Pacini, de Almas, recebeu o prêmio de menção honrosa, pelo projeto “Fórum da família”.

Na ocasião, os alunos do coral da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, deram um show de interpretação e voz, com a regência de Marta Alves da Silveira.

O prêmio foi concedido pelo Instituto da Cidadania Brasil e CNI/SESI em parceria com a Confederação Nacional da Indústria/Serviço Social da Indústria (CNI/SESI), Anhanguera Educacional e Fundação Volkswagen, com o apoio do Consed – Conselho Nacional de Secretários da Educação. O objetivo de estimular a cidadania nas escolas públicas e privadas, por meio de realizações de projetos por alunos e professores visando beneficiar a comunidade.

Todos os projetos das escolas estaduais foram desenvolvidos com o objetivo de incentivar a participação da comunidade na escola ou dos alunos realizarem atividades voltadas para os pais e vizinhos da escola.

Fonte: Assessoria de Imprensa/