Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) deu parecer favorável ao estudo preliminar para a implantação do Parque Aquícola de Lajeado. O anúncio foi feito pela subsecretária de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Miyuki Hyashida, na manhã desta quinta-feira, terceiro dia da Agrotins 2011, no Centro Agrotecnológico de Palmas. “O governo do Estado está empenhado em fazer este projeto acontecer. Jjá baixou alíquota de ICMS de 12 para 2% para todos os produtores participantes”, enfatizou o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jaime Café.

“O final do estudo será apresentado até o mês de agosto. Depois será feita a demarcação e regularização, além da escolha dos beneficiários através de licitação pelo MPA em duas modalidades: social (não oneroso) e comercial (oneroso). A concessão de uso será concedida com prazos e, conforme os estudos já realizados, serão produzidos mais de 23 mil toneladas por ano, utilizando apenas 1% da área total do lago”, explicou Miyuki.

O engenheiro de pesca do MPA, Diórgenes Lemainski, ressaltou que as concessões serão monitoradas pelo ministério e que o processo de produção até o consumo será feito através de ações integradas. “Este estudo irá delimitar as áreas adequadas onde os tanques-redes serão colocados e quais as espécies nativas serão produzidas, e para esta escolha são observados estudos social e econômico dentro de uma produção sustentável e rentável.”

Para ressaltar o potencial da aquicultura e pesca do Tocantins, a Subsecretaria de Aquicultura e Pesca – ligada à Seagro - e parceiros montaram na Agrotins 2011 aquários com pirarucus, tambaquis, caranhas, surubins e matrinxãs, tanques-rede, cozinha gastronômica com peixes produzidos em fazendas tocantinenses e escola-barco onde estão sendo realizadas palestras e oficinas técnicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Agrotins