Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O governador do Tocantins, Siqueira Campos, dá início aos trabalhos de irrigação do projeto de irrigação São João nesta sexta-feira, a partir das 10h. Trata-se de um polo de fruticultura localizado às margens da TO-050, entre Palmas e Porto Nacional. O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, acompanhará o evento, além de outras autoridades.

Sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), o projeto está localizado às margens da rodovia estadual TO-050, no sentido Palmas - Porto Nacional.

O Projeto teve por objetivo transformar uma área originalmente destinada apenas a receber uma população impactada pelo enchimento do reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães em um polo de fruticultura irrigada, proporcionando melhores condições de vida à referida população lá instalada e a todos que venham a adquirir lotes no perímetro.

Segundo informou o assessor especial de Irrigação e Drenagem da Seagro, João Carlos Farencena, o projeto concebido para captar água do reservatório da UHE Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado), conta com uma área de 5.170 hectares, dividida em 361 lotes destinados a pequenos produtores além dos lotes empresariais, distribuídos em dez setores hidráulicos.

“Atualmente, dos lotes destinados a pequenos produtores, 341 estão ocupados. As culturas existentes contemplam hortaliças, bananas, abacaxi, maracujá, viveiro de mudas frutíferas e florestais. Com o pleno funcionamento do projeto é previsto a geração de aproximadamente 5.000 empregos diretos e indiretos”, frisou Farencena.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Agrotins