Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um público superior a três mil pessoas prestigiou a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, na manhã desta sexta-feira, 13, segundo a organização do evento, que encerra neste sábado às 18 horas. A maioria visitou os estantes que estão expostos os animais, as tecnologias demonstradas pela Subsecretaria de Energias Limpas e o projeto de tanque rede da Subsecretaria de Aquicultura e Pesca da Seagro, o sistema de aquaponia do Exército Brasileiro e os aquários de peixes, além dos estantes de máquinas, implementos agrícolas e veículos, e a trilha de combate ao desperdício e fome, dentre outros.

Durante o percurso na feira, principalmente os estudantes, conheceram e tiraram dúvidas juntos aos técnicos e monitores sobre as tecnologias expostas, como o sistema de energia solar. Muitas instituições de ensino visitaram a feira nesta manhã, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Colégio Ulbra; Secretaria Estadual da Educação; Senai; Colégio Marista e Centro Educacional Caminho do Saber.

Os alunos do curso de formação profissional de auxiliar de escritório em geral, do Senai - Serviço Nacional da Indústria, disseram que a vinda à feira faz parte de uma visita técnica para fazer um trabalho sobre empreendedorismo, qualidade e produção. “Adorei, é a primeira fez que venho à Agrotins. Conhecemos todos os estandes. Tem muita coisa legal, acredito que faremos um bom trabalho”, disse a aluna Susi Kelly.

Já a estudante Nadyne Vitória, do Colégio Caminho do Saber, que não conhecia o girassol, achou linda a flor e o cultivo de outras plantas. “É surpreendente a tecnologia, a gente vem um ano, as plantações estão pequenas no ano seguinte já cresceram”, impressionou.

Programação

Durante todo o dia a programação conta com uma infinidade de atividades. No estante da Subsecretaria de Aquicultura e Pesca, além da degustação de pratos feitos a base da carne de peixe, como hambúrguer, maria isabel e empada, estão sendo realizadas palestras sobre os seguintes temas e assuntos: Possibilidades e Desafios da Inspeção Sanitária de Alimentos, Torneio de Pesca, Como acessar o Pronaf, Linhas de Crédito, Criação de Pirarucu, Conservação de Pescado, Compra Direta com foco em Piscicultura, Produção de Peixes nativos em Taque Rede, Pesca e Conservação: Importância do Ordenamento Pesqueiro, A importância das Organizações Sociais das Colônias de Pescadores e Associações. As palestras foram distribuídas entre 9h30 e às 18h e são ministradas pelos parceiros, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Agência de Desenvolvimento Turístico, Banco do Brasil, Pronaf, Seagro, Sebrae, Embrapa, Ruraltins e Ministério da Pesca e Aquicultura.

No estante da Subsecretaria da Produção de Energias Limpas, além da exposição das tecnologias do setor, também acontecem as palestras: Demonstração de Máquinas e Equipamentos: Embrapa Amazônia Oriental; Reciclagem de óleo residual de fritura para a produção de biodiesel; Demonstração eólica Ballon: gerador eólico a vela; Sistema de tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos; Perspectiva do uso de energia renováveis no Brasil e no mundo e O sol a favor do Tocantins: Aplicação solar fotovoltaica no meio ambiente. Essa programação acontece entre 9h30 e 18h e é promovida em parceria com a ONG Missão Verde, Empresa Ballon, UFT e UnB.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Agrotins