Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

construção da Prefeitura Municipal - Edson Lopes

construção da Prefeitura Municipal - Edson Lopes Foto: Edson Lopes

Foto: Edson Lopes construção da Prefeitura Municipal - Edson Lopes construção da Prefeitura Municipal - Edson Lopes

Palmas, a mais nova capital do Brasil, completa 22 anos no próximo dia 20, e para celebrar esta data, a Prefeitura de Palmas, preparou quatro dias de programação cultural que tem início nesta terça, 17 com o lançamento do Projeto Palmas 22 e do edital do concurso de fotografia “Olhar sobre Palmas”, na Galeria Municipal de Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, às 19 horas.

Na ocasião, haverá uma Vernissage – Coletiva de Artes Visuais, realizada em parceria com a Associação de Artes Visuais do Tocantins – Avisto. Em seguida, às 20h alunos das escolas municipais e do Centro de Criatividade se apresentarão no Theatro Fernanda Montenegro na “Mostra de Artes Cênicas”. No Cine Cultura, haverá a exibição do Filme “Rio”, sessões 19 e 21h a preço popular de R$ 4,00.

A programação segue até sexta-feira, 20 com espetáculos de teatro e dança, exibições de filmes, desfile cívico, entre outros, além do tão esperado show musical “Palmas 22. As festividades são realizadas pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural, da Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Banco do Brasil e demais parceiros.

Projeto Palmas 22

O projeto Palmas 22 anos: fazendo história e preservando a memória é um projeto de pesquisa das fontes impressas e das fontes orais (memória) que resultará na publicação de 6 fascículos que sistematizarão a história e memórias da cidade. Para isto, serão realizadas pesquisas históricas nos arquivos fotográficos, documentais, jornalísticos entre outros que tratam da história do município, bem como a produção de um acervo de memórias realizado a partir de entrevistas com pessoas que fizeram parte desta história.

O projeto não se resume apenas em uma obra histórica sobre Palmas, mas acima de tudo ao registro da memória dos protagonistas dessa história, ou seja, a população de Palmas. O projeto tem como objetivo também, além de sistematizar a memória de quem participa da construção da cidade, disponibilizar essas histórias para aquelas pessoas que recém chegaram a Palmas e querem conhecer e se reconhecer nas tramas de sua cidade.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia Flores, através deste registro, o projeto vem ao encontro, sobretudo, daqueles que viveram os dissabores e inquietantes prazeres de participar da construção desta cidade. Para além dessas pessoas que veem suas ricas memórias começarem a se perder em meio ao ritmo frenético da vida da cidade, que por vezes leva ao esquecimento, esse projeto tem também a pretensão de apresentar aos recém chegados à cidade uma história arquitetada pela memória ainda fresca, pois foi cultivada nos últimos 22 anos.

Concurso fotográfico

O Concurso Fotográfico Olhares sobre Palmas, tem o propósito de estimular a cultura, a preservação da memória o desenvolvimento da criatividade e a observação dos palmenses e profissionais da área de fotografia. Poderão participar do concurso profissionais da área de fotografia, na categoria profissional, e demais interessados, na categoria amador. Apenas não poderão inscrever-se funcionários da Fundação Cultural de Palmas.

O Tema do concurso propõe ao participante fotografar a cidade de Palmas sob o ângulo de suas lembranças e experiências pessoais e expressar em imagens o que é apreendido pelas vias do afeto, de coração, de cor. A construção da memória supõe a dupla ação de registrar o tempo vivido e transformar o que é de cada um em memória coletiva feita no presente: comemorar.

Programação

Data: 17/05 (terça-feira)

Local: Galeria Municipal de Artes

19 horas - Vernissage e pintura da cúpula do Theatro Fernanda Montenegro

19 h30 - Lançamento Projeto Palmas 22 anos – fazendo história e preservando a memória e lançamento do edital do concurso fotográfico"Olhares sobre Palmas"

Local: (*) Cine Cultura – Sala Sinhozinho

19 e 21 horas – Apresentação do filme RIO, classificação livre, direção do brasileiro Carlos Saldanha

Local: Theatro Fernanda Montenegro

20 horas - Mostra de artes cênicas – alunos das escolas de tempo integral com participação de professores e alunos do Centro de Criatividade

Data: 18/05 (quarta-feira)

Local: (*) Cine Cultura – Sala Sinhozinho

19 e 21 horas – Apresentação do filme RIO, classificação livre, direção do brasileiro Carlos Saldanha

Local: Theatro Fernanda Montenegro

20 horas – Concerto 22 – Orquestra e Fanfarra – Escolas de Tempo Integral com participação de professores e alunos do Centro de Criatividade, convidado: cantor Dorivã

Data: 19/05 (quinta-feira)

Local: Cine Cultura – Sala Sinhozinho

19 e 21 horas – Apresentação do filme RIO, classificação livre, direção do brasileiro Carlos Saldanha

Local: Theatro Fernanda Montenegro

20 horas – Projeto 5º Cultural – Concerto de música popular brasileira

– Buriti Band

Data: 20/05 (sexta-feira)

Local: Paço Municipal

8 horas – Alvorada cívica

8 h30 – Entrega do Prêmio Inovação em Gestão/ lançamento Edital/2011 Prêmio Inovação em Gestão, convênio Palmas pra Você Servidor

9 horas - Corte do bolo 22 anos

Local: Avenida Tocantins – Taquaralto

17 horas - Parada cívico militar – desfile alusivo aos 22 anos de

Palmas: Marinha, Exército, Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e Escolas Municipais.

Local: (*) Cine Cultura Sala Sinhozinho

17 e 19 horas - Apresentação do filme RIO, classificação livre, direção do brasileiro Carlos Saldanha

21 horas – Apresentação do filme Discurso do Rei, direção de Tom Hooper (7 indicações ao Globo de Ouro)

Local: Theatro Fernanda Montenegro

19 h 30 – Espetáculo – Vivo, mas nem tanto com a Cia do Humor do Tocantins

Local: Paço Municipal

21 horas – Show Palmas 22 – Grande Show musical com Alan Markezine,

Impacto Latino, Banda Ciclone, Balagandaya e Frank Aguiar.

Fonte: Ascop