Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Durante a VI Fenecol, que acontece de 18 a 21 de maio, os empresários de Colinas do Tocantins e região estão sendo beneficiados com uma programação voltada a expansão dos negócios e o acesso a linhas de crédito. Na tarde de ontem, quinta-feira, 19, no auditório da Acicolinas, aconteceu um seminário que tinha como objetivo expor aos empresários locais as potencialidades do Tocantins. Após, a abertura oficial do evento, que aconteceu às 20h, o Sebrae ofereceu ainda palestras e mesas-redondas gratuitamente.

O seminário reuniu Governo do Estado, Sebrae e Banco da Amazônia, além dos empresários locais.

Em sua fala, André Pugliese, diretor de desenvolvimento industrial da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e do Turismo do Tocantins, disse que o Estado receberá nos próximos meses investimentos para a ampliação das zonas industriais do Estado. “Nós buscamos reativar a zona de exportação em Araguaina em breve, para que possamos beneficiar a região e o mercado de todo o estado. Além disso, também pretendemos explorar todo o caminho que vai desde a produção até o escoamento”, afirmou. Além das indústrias, ainda foram apresentados diversos projetos do governo para a agricultura familiar e o agronegócio.

Já o analista da unidade de gestão estratégica do Sebrae, Higino Pitt, explicou aos presentes a importância dos países emergentes na economia global e as tendências econômicas para o Brasil, que segundo ele são promissoras. “Mais da metade do crescimento mundial virá da Ásia e a da América Latina. Haverá também um aumento nos fluxos comerciais entre os paises devido à globalização. A inovação será fundamental”, ressaltou o economista.

Morador da cidade há 32 anos, o empresário Matias Osires Nóbrega, diz ser importante seminários como este. “É importante abrir o diálogo e conhecermos as reais viabilidades de implantação de indústrias na nossa cidade. A transparência mostra mais credibilidade e acaba atraindo os investidores. Eu estou participando para conhecimento e também para repassar aos meus clientes”, expôs o contabilista que emprega cerca de 40 funcionários.

No auditório Fenecol, montado no parque de exposição, foram ministradas as palestras: “Negociações eficazes” e “Liderança”, com a consultora do Sebrae, Neila Tizzo. Já no stand que funciona das 18h às 23h, foram realizadas mesas-redondas com os temas de: acesso ao crédito empresarial e orientação ao empreendedor individual. No final da noite, os visitantes puderam ainda se divertir ao som do cantor: Amado Edilson, artista da região.

Hoje, a partir das 10h, aconteceu o Seminário de Gestão tributária e contábil, com representantes da Secretaria Estadual da Fazenda e do Conselho Regional de Contabilidade. No período noturno, acontecem as palestras sobre atendimento e motivação e a segunda rodada das mesas-redondas sobre acesso ao crédito e empreendedores individuais.