Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Será realizada na próxima quinta-feira, 26, no município de Crixás do Tocantins, a 1º Festa do Mel, data em que o município comemora 17 anos de emancipação política. O evento está marcado para 16 horas na Casa do Mel Perinazzo, promovido pela Associação Tocantinense de Apicultores, Criadores de Abelhas Melificas Européias (Atacame), com apoio do Sebrae Tocantins. O principal objetivo é valorizar a apicultura local.

“Resolvemos realizar está doação por termos um grande estoque e por ainda estarmos aguardando o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que autoriza a comercialização do mel em pontos comerciais e para exportação”, destaca o organizador e produtor, Luslemar Rosa.O mel possui propriedades terapêuticas e vem ganhando espaço nos hábitos alimentares das pessoas, por isso 45 apicultores irão adotar uma família doando seis quilos de mel para cada uma.

“Esta iniciativa ajudará na divulgação da Atacame e no reconhecimento da nossa associação. Como um dos primeiros apicultores a fazer parte da associação, penso que sem dúvida será muito importante para todos promovermos nosso trabalho”, afirma o apicultor Clodomir dos Santos, que trabalha com produção de mel há de cinco anos.

Para o gerente do núcleo regional sul do Sebrae Tocantins, José Carlos Bessa, o mel é produto rentável e é fonte de sustento para os apicultores locais. "Entre os produtos do Sebrae Tocantins temos as capacitações voltada para o fortalecimento da cadeia apícola e de instruções para os apicultores, além disso, o mel movimenta a economia da região”, destaca José Carlos Bessa.

O evento conta com a parceria do Sebrae Tocantins, Unimed, Prefeitura de Crixás, Banco do Brasil, Conab Tocantins, Adapec, Fetapi, Senar Tocantins, Ruraltins, Banco da Amazônia, Eza e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Ascom Sebrae