Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O mundo está se voltando para uma discussão em torno de uma mudança no modelo de energia fóssil e nuclear para um sistema energético que inclua as energias renováveis, alternativas e limpas. A atual importância do Brasil como líder em tecnologia de produção de bioenergia é notável, sendo assim, há necessidade de manter esta liderança e competitividade no momento em que o mundo descobre o biocombustível (etanol e biodiesel), como uma alternativa energética e menos poluente.

Neste contexto, o curso de Mestrado em Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins - organizará o I Seminário de Agroenergia da Instituição, com o tema: Políticas e oportunidades para a região Norte, que acontecerá no Campus da UFT em Palmas, nos dias 23 e 24 de maio. O evento conta com o apoio da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da subsecretaria de Produção de Energias Limpas.

Segundo o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo, nos últimos anos o mundo tem se voltado para uma discussão crescente em torno de uma mudança do modelo de energia fóssil e nuclear para um sistema energético que englobe as energias renováveis. ''Temos um planeta com recursos naturais em extinção, com um olhar de médio e longo prazo. As fontes renováveis passam a ter um papel fundamental em discussões de planejamento energético no país e no mundo”, ressaltou.

No evento, será possível conhecer e discutir sobre a situação atual e as perspectivas da Agroenergia no Brasil, principalmente no Tocantins. Serão apresentados os trabalhos científicos realizados pelos alunos de Pós-Graduação em Agroenergia da UFT, os quais têm contribuído para a maior competitividade, agregação de valor aos produtos, redução de impactos ambientais e a inserção econômica e social no processo de desenvolvimento do Estado.

Nesta primeira edição, o público alvo serão os profissionais da área, professores, pesquisadores, estudantes, representantes de instituições públicas e empresas privadas ligadas ao setor.

Programação

Segunda-feira (23) – Anfiteatro – Bloco D
18h – credenciamento
19h – Abertura Oficial
19h30 – Palestra: Mestrado em Agroenergia da UFT: uma estratégia de desenvolvimento regional – Professora Doutora Gláucia Eliza Gama Vieira (coordenadora do Mestrado de Agroenergia da UFT)
20h30 – Palestra: Agroenergia: Políticas e oportunidades para a região Norte – Doutor Décio Luiz Gazzoni – Embrapa Soja

Terça-feira (24) - Auditório do Bloco III
Painel 1 – Políticas Públicas e Aspectos Econômicos
8h – Políticas e cenários para o etanol e biodiesel – Dr. Denílson Ferreira (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
8h40 – Agroenergia e Mercado de Carbono – Dr. Divaldo Rezende (Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Tocantins)
9h20 – Política de Agroenergia para o Estado do Tocantins – Ailton Parente Araújo (Subsecretaria de Produção de Energias Limpas)
10h20 – Experiência da produção de Biodiesel no Tocantins – Hugo Fabiano Dominiqui (Biotins Energia)
10h50 – Produção de Etanol no Centro-Sul do Brasil – Dr. Gean Carlos Silva Matias (Agrolatino)
Painel 2 – 14 as 16h - Cultivos Bioenergéticos e Tecnologias de Transformação
- Sistemas de produção e melhoramento de culturas visando a produção de biocombustíveis;
- Aspectos sócio-econômicos de sistemas de agroenergia;
- Processos de obtenção de biocombustíveis e avaliação de aproveitamento de seus resíduos.
16h30 – Encerramento oficial – evento Cultural.

Fonte: Ascom Seagro