Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em seu pronunciamento à frente da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 24, o deputado Toinho Andrade (ex-DEM) relatou a situação da água no município de Bom Jesus do Tocantins. De acordo com o deputado, a cidade ainda não tem uma central de tratamento de água, para distribuir água potável para sua população.

Munido de uma garrafa com amostra de água suja, que informou ser a que está disponível para a população da cidade, Toinho criticou o governo anterior por não ter instalado a caixa d’água central no município, que é o que falta para a geração e distribuição de água potável ao povo. “O convênio para a construção da central de tratamento da água foi assinado em 2007”, disse.

O deputado ainda destacou que o valor da obra não ultrapassaria a marca dos R$ 100 mil, o que, dividido pelos pouco mais de 3 mil habitantes da cidade, ficaria em um valor de cerca de R$ 666 por habitante. “Isso é o equivalente ao valor de uma consulta médica, mais os medicamentos e o restante do tratamento”, frisou.

O deputado ainda aproveitou a fala para fazer uma solicitação junto ao governo do Estado para que intervenha e a solução seja encontrada. “Eu ocupo esta tribuna para fazer apelo ao governador do Estado para que ele possa atender aquela comunidade e diminuir o sofrimento do povo de Bom Jesus”, completou.

Vanderlei questiona

Já o deputado Vanderlei Barbosa (PSB), que teve mandato de vereador em Porto Nacional e Palmas por 20 anos, ressaltou que a responsabilidade deste tipo de ação cabe aos poderes municipais. “Se os vereadores não cumprem suas prerrogativas no município, eles trazem essas demandas para a Assembleia”, completou.

O deputado ainda ressaltou a importância de os vereadores da cidade cobrarem do prefeito a instalação da caixa d’água em Bom Jesus. Na ocasião, ele se colocou à disposição do município e frisou que a empresa de saneamento básico do Estado deve ser cobrada do caso.