Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem ainda não concluiu o ensino médio já pode se preparar. As inscrições do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, estão abertas e vão até o dia 10 de junho. O exame além de servir como avaliação também é usado para certificação, que em anos anteriores era realizado pelo Encceja - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Hoje para conseguir o diploma de ensino médio, o estudante deve fazer a prova do Enem.

Nos 13 anos da prova, o Enem se consolidou como a maior avaliação do gênero da América Latina. O principal objetivo é avaliar as habilidades e competências dos estudantes. A prova é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de como colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. As inscrições podem ser feitas no endereço www.inep.gov.br.

Quem faz o Enem também tem outro grande incentivo o ProUni - Programa Universidade para Todos, o sistema beneficia estudantes de baixa renda que não têm condições de pagar uma faculdade particular. Em 2010, o programa ofereceu 85.155 bolsas. Mais de 600 Instituições de Ensino Superior em todo país utilizam o exame como complementação de seus processos seletivos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc