Educação

Foto: Divulgação

Relator do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec (PL. 1209/2011), na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), afirmou que o programa contemplará inicialmente 1,6 milhões de alunos das escolas públicas brasileiras. Segundo Coimbra, a meta do programa é atender 8 milhões de jovens que cursam o ensino médio.

Considerado a maior ação do governo Dilma Rousseff na área de educação, o Pronatec irá ampliar a oferta de ensino profissionalizante e tecnológico, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

O Relator da matéria afirmou que o programa funcionará em regime de colaboração entre a União, os Estados e o Distrito Federal e os Municípios, com a participação voluntária dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, instituições de educação profissional e tecnologia e entidades privadas sem fins lucrativos.

Júnior Coimbra está ultimando o seu parecer para apresentá-lo no plenário da Comissão de Finanças nos próximos dias. O deputado deverá encontrar ainda esta semana com o Ministro da Educação para acertar detalhes do relatório.

Coimbra considera a ampliação do Fundo de Financiamento Estudantil – o FIES – para o atendimento a estudantes regularmente matriculados em cursos de educação profissional e a inclusão de segurados do Programa Seguro-Desemprego pontos importantes do projeto. “Além dessas inclusões considero importante a inclusão de beneficiários do bolsa família no programa”, disse o parlamentar.

Fonte: Assessoria de imprensa Junior Coimbra