Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Reitorda Unitins, Joaber Macedo, secretário Nacional de Ensino Superior doMEC, Luiz Claudio Costa, e reitor da UFT, Alan Barbiero, na solenidadede abertura do Forgrad 2011 Reitorda Unitins, Joaber Macedo, secretário Nacional de Ensino Superior doMEC, Luiz Claudio Costa, e reitor da UFT, Alan Barbiero, na solenidadede abertura do Forgrad 2011
  • Secretário Nacional de Ensino Superior do Ministério da Educação,professor doutor Luiz Claudio Costa, realiza pronunciamento durante abertura do Forgrad

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forgrad), continua na manhã desta segunda-feira, 30, com discussões em torno da Educação Superior. O fórum tem continuidade com uma conferência abordando a “Expansão e qualidade no ensino superior” e outra com o tema “Relatos de experiências sobre ações de qualificação da graduação”.

A palestra será ministrada pelo secretário da Educação Superior (SeSU) do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, enquanto os relatos serão dados por Vicente Lelis (Universidade Federal de Viçosa – UFV), Ricardo Spindola (Universidade Católica de Brasília – UCB) e Sandra Makoviecky (Universidade Estadual de S. Catarina – UESC), tendo como mediador Orlando Tadeu Lima e Souza, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Costa enfatiza que a discussão é rica porque “traz a demanda daqueles que atuam diretamente com a gestão da graduação no país. Vamos falar sobre os desafios que estão colocados, como nossa meta de colocar quatro milhões de jovens no ensino superior com qualidade”, disse.

Para a presidente do Forgrad, a pró-reitora de Graduação da UFT, Isabel Auler Pereira, o Fórum “representa uma oportunidade de debate de questões emergentes relativas ao Ensino Superior, e de modo especial, ao ensino de graduação, fundamentadas prioritariamente nas experiências das IES participantes”. Para ela, o encontro tem por objetivo também contribuir com a Secretaria de Educação Superior na formulação de diretrizes e políticas para o ensino superior.

Segundo Isabel, durante 2010 e 2011, foram discutidos temas relacionados à formação dos professores para a Educação Básica, o estágio curricular, as novas demandas de formação frente às diretrizes dos cursos de graduação, a qualificação da educação por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão.

Abertura

O Fórum teve início no último domingo e ocorre até quarta-feira, 1º, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Campus da UFT em Palmas. A conferência de abertura, também proferida por Luiz Cláudio Costa, abordou o “Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 e qualificação da educação superior brasileira”. Dentre os pontos enfocados por Costa em sua conferência estão as metas do PNE, como a elevação da taxa bruta de matrículas na Educação Superior para 50%.

Fonte: Dicom UFT