Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Unitins - Fundação Universidade do Tocantins participou ontem, domingo, 29, da solenidade de abertura do Forgrad - Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, que acontece até dia 1º de junho, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O evento, que tem como tema geral “Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos”, debate questões emergentes relativas ao ensino de graduação. A abertura contou ainda com a apresentação cultural do grupo “Tambores do Tocantins”.

A solenidade contou com a presença de pró-reitores de graduação e gestores das IES - Instituições de Ensino Superior, entre eles o reitor da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Macedo. Além disso, a Unitins é um dos órgãos apoiadores do evento. “O Brasil está sendo demandado nessa área, porque o País está em franco desenvolvimento na área do conhecimento. Um evento como esse dá a oportunidade de trocas de experiências entre todos os gestores. Nós aprendemos juntos”, afirmou o reitor da Unitins.

No evento, o secretário Nacional de Ensino Superior do Ministério da Educação, professor doutor Luiz Claudio Costa, ressaltou que é possível uma universidade já nascer forte e com destino traçado, como a UFT - que originou a partir da Unitins. Para ele, os desafios pelos quais o Brasil passa, demandam esforço das instituições de ensino superior. “Precisamos fazer juntos essa cruzada para que o Brasil alcance suas metas, que leve profissionais para atender o mercado de trabalho e principalmente à população para um melhor desenvolvimento econômico, social e humano”, afirmou.

Segundo o reitor da UFT, Alan Barbiero, esse trabalho deve ser pautado no Plano Nacional de Educação. “As futuras gerações vão cobrar as nossas ações”, disse.

Forgrad

O objetivo do Fórum é formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional. Além de contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem o desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Para a presidente do Forgrad, professora doutora Isabel Cristina Auler, é prioritário o intenso debate da qualidade do Ensino Superior. “O valor do saber é inestimável”, avaliou. Além da presidente, estavam presentes os coordenadores regionais do Forgrad e representantes de diversas instituições de Ensino Superior do Estado.

Professores da Unitins também participam do evento. Estiveram presentes à solenidade de abertura, a pró-reitora de Graduação interina, professora mestre Denise Sodré, pró-reitora de Extensão e Pós-Graduação, professora especialista Fátima Ribas, professoras doutoras Denise Rocha e Eliane Regina Archangelo, professores mestres Elizalreth Toledo, Fernando Lothario da Roza, Holde Coutinho Barbosa, Kyldes Batista Vicente, Darlene Teixeira Castro e Adriana Gallent e a professora especialista Célia Duarte da Costa.

Fonte: Ascom Unitins