Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em entrevista ao Conexão Tocantins antes do início da sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 1º de junho, o deputado estadual Sargento Aragão (PPS) comentou sobre as movimentações em torno do projeto de descriminalização da venda e consumo da maconha.

O deputado, assim como seu colega José Bonifácio (PR), na parte da manhã, se colocou contrário à liberação. “Eu não sou a favor nem da venda e nem da liberação do consumo da droga”, disse.

No entanto, Aragão, que é policial militar licenciado, informou que a alternativa é aumentar os investimentos e os esforços no tratamento de dependentes, para que o consumo seja reduzido. “Eu não sei se o Brasil está preparado para isso (descriminalização). Eu defendo que o primeiro momento é o tratamento dos doentes”, completou.

FHC

Em declarações recentes a um documentário, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, defendeu a descriminalização da droga como forma de redução da criminalidade e desarticulação do tráfico de drogas.

Sobre o posicionamento do ex-presidente, o deputado frisou que este demonstra sua posição de sociólogo e não de político preocupado com o consumo de entorpecentes. “O posicionamento dele é o de um sociólogo. E ele disse que é favorável à não prisão dos consumidores. Eu também sou favorável à não prisão. Por isso eu defendo o tratamento dos dependentes”, destacou.

O deputado ainda informou que antes de qualquer definição sobre a liberação da venda e do consumo de qualquer tipo de drogas, é preciso que os dependentes tenham atenção especial da saúde pública. “Se você ampara todos os dependentes e estuda essa política a longo prazo, pode-se ter mais base”, completou.