Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Agentes da Polícia Civil realizam, desde às 6 horas, da manhã desta quarta-feira, 01, a “Operação Inconfidente”, nos municípios de Palmas, Miranorte e Aparecida do Rio Negro. Na ação serão cumpridos sete Mandados de Busca e Apreensão às residências de Pedro Paulo Ferreira, Mário Ferreira Neto, Stalin Beze Bucar, Raimundo Nonato Carneiro, Viviane Raquel da Silva, Délio e ao escritório de Stalin Beze Bucar, em Miranorte.

O objetivo é reprimir o crime organizado, inclusive quanto aos crimes praticados contra a administração pública, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio, além de subsidiar investigações em curso referente ao homicídio do Oficial de Justiça Vanthieu Ribeiro da Silva, da Comarca de Miracema do Tocantins, desaparecido no dia 20 de março de 2011.

O trabalho policial consiste ainda em realizar buscas nos alvos para localizar e apreender armas de fogo ou quaisquer outros bens ilícitos ou de origem ilícita, mídias, computadores, documentos etc. Os policiais deverão ainda proceder à oitiva dos indiciados, testemunhas e informantes.

A operação cumpre ordem do delegado geral de Polícia Civil, João Luis Pompeu de Pina, sendo coordenada pelo titular da Delegacia Estadual de Investigações Criminais Complexas – Deic, Evaldo de Oliveira Gomes. Está sendo empregado um contingente de 46 (quarenta e seis) Policiais Civis, da Deic e do Gote, formando 07 (sete) equipes de buscas.

A designação “inconfidente” foi escolhida por ter sido a inconfidência de Vanthieu para com o grupo criminoso, que atuava no Fórum da Comarca de Miracema do Tocantins, a motivação do assassínio. O serventuário da justiça teria sido morto como “queima de arquivo”. Por trás do esquema, haveria colegas de profissão, uma Juíza de Direito, Promotora de Justiça e advogados.

O corpo de Vanthieu foi localizado às margens da Rodovia TO-010, no dia 25. Apresentava uma perfuração provocada por disparo de arma de fogo na cabeça e estava amarrado com cordas.

Fonte: Ascom SSJC