Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com um rebanho estimado em 8 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), o Tocantins encerrou mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa no último dia 31. Mas, o produtor rural deve comprovar a imunização dos animais até o dia 10 de junho. Para tanto, é preciso apresentar a nota fiscal da compra da vacina e a carta aviso preenchida com o número de bovídeos existentes e os vacinados, por idade e por sexo.

A comprovação contra a febre aftosa deve ser feita em um das unidades da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, presentes nos 139 municípios do Estado, onde a ficha de movimentação do rebanho é cadastrada. Neste momento, o produtor deve comunicar a existência de outras espécies de animais, ovinos, caprinos, suínos, aves e eqüídeos para atualizar o cadastro. “Estas informações são registradas no banco de dados da Agência, para o controle, combate e prevenção das doenças”, explica o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Para o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, a expectativa é que todos os produtores tenham cumprido seu dever e vacinado 100% do rebanho, já que no período da campanha não houve imprevistos. “Estamos conseguindo muitas vitórias e não podemos baixar a guarda. Acreditamos que conseguiremos bater mais um recorde de índice vacinal”, destaca enfatizando que o Tocantins está ha 14 anos sem febre aftosa e acaba de receber o reconhecimento internacional para a extinta Zona Tampão, de livre de febre aftosa com vacinação.

Penalidades

O produtor que deixar de vacinar está sujeito a multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A GTA – Guia de Trânsito Animal (documento obrigatório para o transporte), está condicionada a comprovação da imunização dos animais. Somente estão dispensados da vacinação os animais destinados ao abate durante o mês de maio e até 60 dias após o seu término.

Índices

No Tocantins, em 2010 mais de 7,5 milhões de bovídeos receberam a dose da vacina, resultando uma cobertura vacinal de 99,50%. Na segunda etapa da campanha realizada em novembro do mesmo ano, o índice vacinal alcançou o recorde de 99,52% do rebanho com idade vacinal, que chega a 3,5 milhões. Lembrando, que em novembro a vacinação é parcial, ou seja, somente recebe a dose da vacina os animais com até 24 meses de idade, declarados na primeira etapa, realizada anualmente em maio.

Fonte: Ascom Adapec