Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Câmara de Recursos (CR) do Partido dos Trabalhadores (PT) expediu no início desta quinta-feira, 2, o resultado do julgamento sobre o recurso contra a expulsão do prefeito Raul Filho e da deputada estadual Solange Duailibe do Partido. A Câmara de Recursos decidiu encaminhar o expediente à Comissão Executiva Nacional (CEN) para que o julgamento seja finalizado por aquela instância.

O advogado Célio Moura, responsável pela defesa do prefeito Raul Filho e da deputada Solange Duailibe explica que a expectativa é que o pronunciamento da Câmara Executiva Nacional seja favorável aos seus clientes. “Nós recorremos da decisão do Diretório Estadual sobre a expulsão, por entender que a mesma não foi tomada com justiça. Aguardaremos com confiança de que o Diretório Nacional do PT terá um posicionamento mais ético sobre esse assunto; a exemplo de outras situações semelhantes”, declarou.

O prefeito Raul Filho disse que prefere aguardar a conclusão do julgamento para poder se posicionar.

PT

A Assessoria de Comunicação do Partido dos Trabalhadores do Tocantins esclareceu na tarde desta quinta-feira sobre os encaminhamentos dados ao processo disciplinar que resultou na expulsão do prefeito e da deputada Solange.

Segundo a assessoria do Partido, ontem, dia 1º de junho, a Câmara de Recursos do Diretório Nacional reuniu-se, em Brasília, e deliberou sobre Recurso 003/11, contrário à decisão do Diretório Estadual que expulsou Raul Filho do Partido. Durante a reunião, a Câmara decidiu “remeter o presente processo para julgamento da Comissão Executiva Nacional”.

A Comissão Executiva Nacional, por sua vez, durante reunião realizada hoje, em Brasília, discutiu o recurso e diante da relevância e seriedade do assunto resolveu devolver o processo à Câmara de Recurso do Diretório Nacional para que a Câmara ouça todas as partes envolvidas no processo e emita parecer, o qual será submetido a julgamento posterior da Executiva Nacional.

O Partido dos Trabalhadores ressalta, através da assessoria de comunicação, que a exemplo do encaminhamento dado pela Câmara de Recurso, tanto a deputada Solange Duailibe quanto o prefeito Raul Filho tiveram a oportunidade de serem ouvidos pelo Diretório Estadual em diversos momentos, no entanto, não compareceram às reuniões que tratavam do assunto, inclusive na reunião que deliberou sobre o processo disciplinar em questão.

A assessoria informa ainda que Câmara de Recursos do Diretório Nacional negou provimento ao recurso do prefeito Raul Filho que pedia a anulação da campanha de recadastramento, uma vez que ao contrário do que alegava o recurso, a campanha não previa a exclusão de filiados e sim a atualização dos dados cadastrais.

Ainda segundo a assessoria de comunicação, em decorrência dos pontos elencados acima, a Direção Estadual do PT acredita que a Executiva Nacional irá manter o “zelo e o respeito ao Estatuto e Código de Ética do Partido”, diz.