Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

A Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Agropecuário participa de uma atividade de melhoramento genético em bovinos. Na próxima semana, de 6 a 11 de junho, a ação será o curso de Inseminação Artificial de Bovinos de Corte, realizado nas cidades de Palmas, parte teórica, e em Silvanópolis, a prática. Uma realização da Seagro, Facto – Faculdade Católica do Tocantins e Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O curso será em período integral e destinado a produtores, técnicos e futuros técnicos (estudantes de Zootecnia da Faculdade Católica). Na parte teórica serão discutidos temas como manejo reprodutivo e tecnologia do sêmen e na prática, em campo, haverá seleção de matrizes, exame clínico e ginecológico, anatomia e fisiologia, endocrinologia, avaliação da eficiência reprodutiva, tecnologia do sêmen com a coleta, cuidados e vantagens da vagina artificial e inseminação artificial.

De acordo com médica veterinária da Seagro, Erika Jardim o projeto de Ação de Melhoramento Genético da Seagro além de disponibilizar a biotecnologia, oferece também a capacitação. “A técnica utilizada será a IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo. Com a IATF, a reprodução do rebanho fica sob o controle do produtor.

Através desta técnica, as vacas tratadas são inseminadas sem a necessidade de observar cios e com data marcada”, explica Erika.

Pecuária de corte

O Tocantins, com uma área de 278.420,070 Km² e um rebanho bovino de aproximadamente 8 milhões de cabeças, ocupa o décimo primeiro lugar no ranking de bovinos de corte, o que evidencia a importância desta atividade para a economia do estado. Segundo a médica veterinária a pecuária representa a maior cadeia produtiva do agronegócio e a segunda atividade que mais exporta. “O rebanho bovino do Tocantins é predominantemente de gado Nelore e embora ele se encontre descentralizado, na região Sul é predominante o gado de cria e na região Norte o de engorda”, reforça.

Erika lembra que o Tocantins exporta carne para outros estados como São Paulo, Goiás e Distrito Federal, bem como está habilitado à exportação para quase 130 países. “Pouco adianta melhorar a alimentação, por meio de pastagens bem manejadas e suplementação concentrada e mineral, se o rebanho não possuir potencial genético capaz de responder a esse investimento”, conclui. Confira abaixo a programação completa do curso.

Programação

Curso de Inseminação Artificial de Bovinos de Corte
Dia 6 – 8h - Faculdade Católica – aula teórica
Manejo reprodutivo (macho) e tecnologia de sêmen

Dia 7 – 8h - Faculdade Católica – aula teórica e prática em laboratório em Manejo reprodutivo (fêmea)
Dia 8 – 8h – Fazenda em Silvanópolis – aula prática em campo
Seleção de matrizes, exame clinico e ginecológico, anatomia e fisiologia, endocrinologia, avaliação da eficiência reprodutiva.

Dia 9 – 8h – Fazenda em Silvanópolis – aula prática em campo
Tecnologia do sêmen: Coleta, coleta e vantagens: vagina artificial e cuidados na coleta.

Dias10 e 11 – 8h - Fazenda em Silvanópolis – aula prática em campo
Inseminação artificial

Fonte: Ascom Seagro