Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Durante a sessão de hoje, 2, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, o senador Paulo Paim, presidente da CDH, pôs em votação um requerimento do senador Randolfe Rodrigues que convida o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para falar na comissão sobre a situação da saúde indígena no país e que estratégias o Governo planeja para resolver problemas que vêm sendo registrados na mídia nacional através de denúncias contra órgãos responsáveis pela assistência à saúde dos indígenas brasileiros.

O convite ocorre porque houve denúncia na Revista Época (15/05/11) de que índios morreram no Amapá e no Pará por falta de remédios e de assistência médica, inclusive até – segundo informa a revista – com fraude para desvio de recursos federais que eram destinados à manutenção do serviço de saúde indígena.

Na reunião, o senador Vicentinho Alves (PR), por entender que a saúde indígena, “não só no Amapá ou no Pará, mas em todo o Brasil, está em condições precárias” solicitou ao presidente que fosse feito, também, um convite ao professor Mario Terena para que participe da reunião, juntamente com o Ministro.

Para Vicentinho, o conhecimento de Terena sobre os problemas por qual passa a saúde indígena é amplo e com causa. “Há falta de investimentos na educação indígena, na infra-estrutura das aldeias, na agricultura familiar. O ministro, homem íntegro, de boa índole e compromissado com o trabalho sério, precisa saber como a Funai e a Funasa têm tratado nossos irmãos e seria melhor se ouvisse tudo isso diretamente de quem entende a causa indígena”, disse.

Fonte: Assessoria de imprensa Vicentinho Alves