Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Um dia livre por ano para mulheres cuidarem da saúde da mama e do colo do útero, a proposta foi apresentada nesta terça, 07, por meio de um Projeto de Lei, pela deputada estadual Amália Santana (PT), uma vez que a prevenção é a melhor saída para combater o câncer de mama e colo de útero, doenças que tanto atingem as mulheres.

O projeto de lei prevê o direito a folga anual a todas as mulheres servidoras públicas, trabalhadoras da iniciativa privada e domésticas, após completar um ano de trabalho, sendo assegurado que as mesmas não sofram nenhum prejuízo nos vencimentos. Em sua justificativa, Amália Santana ressalta que o câncer de colo do útero aparece como a maior causa de morte entre as mulheres, seguido do câncer de mama.

“O quanto antes for detectado o câncer, mais fácil é o tratamento e maiores as chances de cura, por isso a prevenção é tão importante. Penso que com o dia livre a mulher terá mais facilidade para cuidar da própria saúde”, afirma Amália Santana. O projeto foi protocolado hoje na Assembleia legislativa e agora aguarda a aprovação da Casa de Leis, para então seguir para o Executivo, podendo então ser

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Amália Santana