Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), prevê a criação de 19 mil vagas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio e programas de formação inicial e continuada e qualificação profissional para o Estado do Tocantins. Essa afirmação foi feita pelo relator do Projeto de Lei 1209/2011, que institui o programa, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, deputado federal Júnior Coimbra (PMDB).

Segundo Coimbra, o Pronatec ampliará a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações. “No primeiro momento teremos a criação de 19 mil vagas no Tocantins e 1,6 milhões de vagas em todo o país”, afirmou o parlamentar.

Júnior Coimbra disse que o programa atenderá prioritariamente estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O deputado informou que o Pronatec cumprirá suas finalidades em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com a participação voluntária dos serviços nacionais de aprendizagem e instituições de educação profissional e tecnológica.

Fonte: Assessora de Imprensa Junior Coimbra