Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Terá início às 14 horas desta quarta-feira, 08, o II Módulo da Turma de Formação em Terapia Comunitária do Tocantins. As aulas serão ministradas na Fazenda Esperança, de Lajeado, pela Assessora Pedagógica na formação em Terapia Comunitária junto ao Ministério da Saúde, do Ceará, Miriam Rivalta Barreto e pela Coordenadora do Pólo do Movimento Integrado de Saúde Comunitário do Tocantins – Misc/TO, Maria José Pacheco Azevedo.

Estão sendo capacitadas 80 pessoas que desejam tornar-se terapeutas comunitários, que irão atuar na realização de trabalhos junto às pessoas e famílias que enfrentam problemas envolvendo drogas. Os voluntários, que vieram de várias cidades do interior do Estado, foram mobilizados pela Superintendência de Ações Sobre Drogas, da Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania.

A instrutora Miriam Rivalta tem ampla atuação na área de TC e também faz parte da Abratecom – Associação Brasileira de Terapia Comunitária. Ela é também Professora da Universidade Federal do Ceará nos cursos de especialização: Saúde da Família e Saúde Mental é formadora e Intervisora em Terapia Comunitária, Psicóloga, Terapeuta Comunitária com especialização em Terapia Familiar e Psicopedagogia. Miriam possui Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade, além de ter sido Presidente da Associação Brasileira de Terapia Comunitária - Gestão 2005 – 2007.

Atualmente, Miriam Rivalta coordena a Terapia Comunitária na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza/Ce, na área de Projetos, Convênios e a Comissão de Formação do Conselho Deliberativo e Científico da Abratecom.

O primeiro módulo do curso de Terapeutas Comunitários foi realizado no período de 18 a 21 de dezembro de 2010. O Segundo módulo que inicia nesta quarta-feira, 08, prosseguirá até o próximo dia 16 de junho.

Fonte: Assessoria de Imprensa SSJC