Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O primeiro multiplex do Tocantins é uma realidade e será entregue oficialmente no Capim Dourado Shopping no domingo, 12. No dia 14 será realizado um coquetel com sessões para convidados e no dia 15, quarta-feira, vai estar aberto para ao público.

Operado pela rede Cinemark, maior operadora de cinemas do Brasil e uma das maiores do mundo, o Cinemark Capim Dourado Shopping vai estar aberto ao público a partir da próxima quarta-feira, 15. O novo multiplex estreia trazendo o futuro do cinema para os seus espectadores: seguindo uma tendência mundial do cinema, conta com duas salas digitais, entre as seis, preparadas para exibir filmes em 3D conforme o padrão internacional dos grandes estúdios de Hollywood.

As salas com projetor digital podem exibir filmes em 3D, digital e película, de acordo com a oferta de títulos no mercado. As telas são prateadas – “Silver Screen” – apropriadas para refletir as imagens projetadas digitalmente em 3D. Os óculos especiais, utilizados pela Rede Cinemark e que permitem aos espectadores assistir aos filmes neste formato, são mais modernos em uma versão escura e não mais coloridos em vermelho e azul como antigamente.

A nova tecnologia permite uma melhor noção de profundidade que a anterior. Trata-se de um novo padrão e de uma evolução que irá diferenciar ainda mais a sala de cinema como uma experiência única no Brasil. O número de produtos cinematográficos criados para este novo padrão vem crescendo e a Cinemark está mais uma vez na liderança, se antecipando às tendências do futuro e colocando o cinema brasileiro compatível com os mercados mais desenvolvidos.

Outra novidade é que o multiplex entra em operação com um grande diferencial e seguindo outra tendência do mercado, que o de levar conteúdos alternativos para o cinema com a transmissão ao vivo de conferências, shows e espetáculos. Além da excelente qualidade técnica utilizada nas transmissões, como projeção 2k (High Definition), áudio 5.1, têm-se as opções de legendas em português e até comentários ao vivo.

O Cinema

O Cinemark Capim Dourado Shopping conta com 1.541 lugares, divididos em seis salas, numa área total de 3.500 m². Segue também a mesma linha adotada nos outros 53 complexos da rede, distribuídos em 29 cidades brasileiras: telas gigantes "wall to wall" (de parede a parede), sistema de som ultra-estéreo e digital, isolamento acústico e poltronas no formato love seats.Todo o cinema está preparado para receber portadores de deficiência física e usuários de cadeiras de rodas.

Na obra foram investidos R$ 21 milhões e empregados 500 trabalhadores durante a sua construção. “A Cinemark opera no País mais de 400 salas. Em 2010, a empresa recebeu mais de 38 milhões de espectadores para assistir aos filmes nacionais e estrangeiros. É um prazer tê-lo conosco e juntos vamos oferecer aos espectadores tocantinenses um excelente serviço e ótimos momentos de diversão”, ressaltou diretor presidente do Grupo Skipton, Carlos Franco Amastha.

Tecnologia 3D

O cinema digital traz para o espectador filmes de alta qualidade, que podem ser formatados em 3D, e dá aos produtores mais oportunidades para usarem a criatividade. Filmes digitalmente masterizados são extremamente realistas e oferecem uma gama de até 35 trilhões de cores. Além disso, vídeos digitais não arranham nem desbotam, eles podem ser vistos a cada nova exibição em toda a sua clareza e nitidez originais.

A Cinemark utiliza um sistema de projeção digital líder no seguimento 3D, o REAL D, que traz a experiência tridimensional da mais alta qualidade aos cinemas do mundo todo. Há décadas, público e profissionais do cinema esperavam uma solução tridimensional para o cinema que realmente fizesse jus à promessa do 3D: uma experiência idêntica ao que nossos olhos veem naturalmente – sem as dores de cabeça, limitações ou complicações que impediram o sucesso do 3D no passado.

No sistema de visão humana, cada globo ocular vê uma imagem ligeiramente diferente; o cérebro funde as duas imagens distintas em uma única imagem. Um sistema realístico de 3D digital reproduz o modo como o olho humano cria a noção de profundidade ao exibir imagens separadas para cada olho. O cérebro faz o restante ao fundir a imagem da esquerda e da direita.

Cinemark

Maior rede de cinemas do Brasil, a Cinemark está no País desde 1997, e hoje opera 433 salas em 53 complexos distribuídos em 29 cidades brasileiras. Em 2010, a empresa recebeu mais de 38 milhões de espectadores para assistir aos filmes nacionais e estrangeiros. A empresa é uma multinacional com sede nos Estados Unidos - onde é a segunda maior cadeia exibidora do mundo - e está presente em outros 12 países, como México, Canadá, Chile e Argentina. Precursora e especializada em complexos multiplex no Brasil, a Cinemark projeta seus espaços de cinema buscando oferecer conforto e alta tecnologia para seu público e, por isso, conta com salas com melhor visibilidade e som mais nítido.

No Brasil, os complexos Cinemark estão inseridos no Distrito Federal e em 13 estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Amazonas.

O sucesso da Cinemark está ligado à experiência vivida pelo consumidor. Do inicio ao fim do entretenimento, ele experimenta um serviço diferenciado e de qualidade. O snack bar oferece produtos variados, desde pipoca e refrigerante de diferentes tamanhos até guloseimas, como balas e chocolates. As salas possuem telas gigantes, de parede a parede, sistema de som digital, isolamento acústico, poltronas reclináveis com braços móveis e suporte para copos nos assentos.

Os portadores de deficiência física têm acesso e lugares especiais. A estratégia da Cinemark é continuar a expansão no País e aprimorar cada vez mais sua atuação nos mercados nos quais está inserida. "Além de ainda existir uma demanda reprimida nestas praças, há a facilidade de logística para distribuição de filmes, produtos do snack bar e promoções", explica Marcelo Bertini, presidente da Cinemark no Brasil. "Com a expansão, pretendemos oferecer para mais pessoas a oportunidade de assistir a filmes com mais conforto e qualidade", completa Bertini.

Como maior exibidor brasileiro, a Cinemark tem a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento do mercado de cinema no Brasil. Além de oferecer um melhor serviço, atraindo mais espectadores, a Rede tem um papel educador e cultural e por isso investe em diversos projetos sociais, como o Projeto Escola e o Projeta Brasil. É da Rede Cinemark a primeira sala de cinema em 3D da América do Sul que segue o padrão exigido pelos grandes estúdios americanos.

A tecnologia foi instalada, em dezembro de 2006, no Shopping Eldorado, em São Paulo. A Rede conta hoje com 112 salas 3D: Rio de Janeiro (duas no Botafogo Praia Shopping e três no Shopping Downtown), Niterói (três no Plaza Shopping), Florianópolis (duas no Floripa Shopping), Curitiba (três no Shopping Mueller e três no Park Barigui), São José dos Campos (Center Vale e duas no Shopping Colinas), Canoas (Canoas Shopping), Porto Alegre (três no Barra Shopping Sul e duas no Bourbon Ipiranga), Goiânia (duas no Flamboyant Shopping), Belo Horizonte (duas no BH Shopping, duas no DiamondMall e três no Pátio Savassi), Manaus (Studio 5 Festivall Mall), Campinas (três no Iguatemi), Ribeirão Preto (duas no Novo Shopping), Santo André (três no Grand Plaza), Cotia (duas no Shopping Granja Vianna), Brasília (duas no Shopping Iguatemi Brasília e três no Píer 21), Salvador (três no Salvador Shopping), Barueri (duas no Shopping Tamboré), São Bernardo do Campo (duas no Extra Anchieta), São Paulo (duas no Cidade Jardim, três no Market Place, três no Center Norte, duas no Iguatemi, duas no Interlagos, duas no Shopping D, duas no Interlar Aricanduva, duas no Metrô Santa Cruz, duas no Pátio Paulista, duas no Pátio Higienópolis, duas no Metrô Tatuapé, Metrô Boulevard Tatuapé, duas no Central Plaza, três no Eldorado, duas no Villa-Lobos e três no SP Market), Vitória (duas no Shopping Vitória), Taguatinga (duas no Taguatinga Shopping), Santos (duas no Praiamar Shopping), Guarulhos (três no Internacional Shopping), Campo Grande (duas no Shopping Campo Grande), Natal (duas no Midway Mall), Osasco (duas no Shopping União de Osasco), Aracaju (Shopping Jardins e duas no RioMar Shopping), São José dos Pinhais (Shopping São José) e Jacareí (Jacareí Shopping).

Fonte: Assessoria de Imprensa Capim Dourado Shopping