Esporte

Foto: Divulgação

Dois alunos caracterizados de personagens da mitologia grega foi o diferencial na abertura da 12ª edição dos JETs – Jogos Estudantis do Tocantins, regional de Palmas, realizada na manhã desta quinta-feira, 16, no Colégio Militar de Palmas.

Na ocasião, o vice-governador João Oliveira anunciou que o Governo do Estado vai investir mais na educação e nos esportes para que os jovens saiam da ociosidade. Para João Oliveira, o esporte deve ser incentivado nas escolas, nos municípios porque é uma importante ferramenta para a formação das crianças e jovens e precisará de mais recursos e de parcerias.

O secretário da Educação, Danilo de Melo Sousa, ressaltou que os JETs auxilia os jovens a desenvolverem habilidades cognitivas e a cinestesia corporal, importantes para o desenvolvimento integral do ser humano.

O secretário da Juventude e Esportes, Olyntho Neto explicou que o importante não é a vitória, mas a aprendizagem.

Os alunos aproveitaram a ocasião para integração com jovens de outras cidades e se inspirar no espírito esportivo para vencerem as competições. O estudante Claudio Silva Brandão, da Escola Estadual Estefânio Telles, de Mateiros, foi o escolhido para carregar a tocha olímpica, simbolizando o fogo sagrado, um ritual criado para estabelecer um elo entre os jogos da antiguidade e os jogos contemporâneos.

A estudante Thálita de Oliveira Arruda, do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual São José fez o juramento do atleta. Os alunos da Escola CAIC de Palmas apresentaram uma dança com a coordenação do professor Adriano Augusto.

Logo após a solenidade de abertura, tiveram início as competições de handebol masculino, com os alunos da Escola Municipal Crispim Alencar, de Taquaruçu e Colégio Batista. Em seguida, handebol feminino com os alunos do Centro Educacional São Francisco e Colégio Batista.

Fonte: Ascom Seduc