Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Servidor está acampado em frente à secretaria

Servidor está acampado em frente à secretaria Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Servidor está acampado em frente à secretaria Servidor está acampado em frente à secretaria

Em greve de fome ha cinco dias, o servidor municipal Professor de nível fundamental Márcio Alves Costa, se diz vítima de perseguição por parte da administração pública municipal de Palmas. O professor relatou ao Sindicato dos Servidores municipais que fez diversas denúncias de irregularidades encontradas na Escola de Tempo Integral Santa Barbara, onde era funcionário.

Dentre as irregularidades o professor apontou possíveis casos de abuso de autoridade por parte da direção da escola como gritos com os funcionários e com alunos, além de banheiros sujos e em condições precárias de uso, falta de material pedagógico, e possíveis casos de corrupção como o desvio de verbas públicas que seriam usadas para a compra de livros didáticos para a biblioteca da escola.

De acordo com Márcio as denuncias foram feitas por ele ao Diretor da Escola, Adriano de Moraes,na Secretaria Municipal de Educação, para o Prefeito Raul Filho e ao Ministério Público Estadual.

Segundo o professor, em janeiro deste ano a Secretaria de Educação o colocou a disposição e após 28 dias de tentativas de negociações sem sucesso ele foi obrigado a pedir licença por interesse particular com medo de ser exonerado por justa causa.

Márcio declarou que o Diretor da Escola tem formação na área de esportes, não em pedagogia, e que está no cargo por uma indicação política.

“O pior do Diretor Adriano não é o fato de não ser formado na área de pedagogia, e sim o fato de não conter em sua essência valores éticos, morais, democráticos e humanitários”, afirmou o Professor.

Márcio afirmou ainda que existem diversas outras irregularidades na gestão da escola como computadores novos doados a escola no final do ano passado e que já estariam danificados.

Semed responde

O Conexão Tocantins entrou em contato com a Secretaria de Educação sobre o assunto e através de nota a assessoria de comunicação negou que haja perseguição ao servidor ou qualquer outro da estrutura administrativa.

A Secretaria informou ainda que está aberta a conversar com o servidor sobre o assunto mas que não recebeu nenhuma solicitação para conversa sobre o assunto.

“O servidor em questão e outros quatro professores foram devolvidos à Secretaria pela Escola de Tempo Integral Santa Bárbara com fins de serem lotados em outras unidades de Ensino em decorrência da redução de turmas ocorrido na Unidade no início do ano”, informou a secretaria.

Veja a nota que a prefeitura encaminhou ao Conexão Tocantins:

Nota de Esclarecimento

Sobre a greve do servidor Márcio Alves Costa, a Secretaria Municipal de Educação esclarece que respeita a manifestação do referido e que sempre esteve aberta ao diálogo. No entanto, até o momento nem a Secretaria e nem o gabinete do prefeito receberam por parte do servidor, solicitação de reunião.

A Secretaria pontua ainda que não há perseguição por parte da Administração Pública de Palmas ao servidor Márcio e nem a qualquer outro servidor que tenha participado da greve no final do ano passado.

O servidor em questão e outros quatro professores foram devolvidos à Secretaria pela Escola de Tempo Integral Santa Bárbara com fins de serem lotados em outras unidades de Ensino em decorrência da redução de turmas ocorrido na Unidade no início do ano.