Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

Com a presença do governador Siqueira Campos foram promovidos na manhã desta sexta-feira, 1º, na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros-BBM, 241 policiais integrantes da corporação, de diferentes graduações e patentes. Na oportunidade, o chefe do Executivo anunciou que vem trabalhando para, até concluir sua gestão, estruturar os Bombeiros em todas as regiões do estado.

O governador ainda anunciou que a administração está sendo estruturada para que o Estado passe por “uma mudança transformadora em todos os setores da sociedade”, ao afirmar que, para se construir um futuro de grandeza não se deve ficar apegado a um "passado de lamentações e ressentimentos”, destacou.

Na solenidade de formatura, alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros, 2 de julho, que começou às 8h, como parte das comemorações da Semana dos Bombeiros (de 26/06 a 3/07), o governador Siqueira Campos foi homenageado com um capacete gallet, modelo atualmente utilizado pela corporação do Tocantins.

Também foram homenageados com o certificado “Amigo do Bombeiro”, a subsecretária de apoio ao governador, Maria Teresa Rocha, o capitão de fragata da Marinha, Paulo César Potiguara de Lima, e o tenente-coronel Marco Antônio Martin da Silva, comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, da capital.

Em seguida, o governador, acompanhado do comandante-geral do CBM/TO, coronel Heraclides Pereira Filho, na presença de secretários de Governo, autoridades em geral, familiares dos policiais promovidos e do público, anunciou o ato de promoção de praças e demais membros da corporação. Dos 241 contemplados, cinco receberam promoção pos-mortem e 236 por merecimento. O efetivo do CBM nas cinco unidades no estado é hoje de 444 bombeiros.

“Os bombeiros não são só uma atividade, mas um sacerdócio”, disse o governador, acrescentando que ao entrarem para a profissão “recebem o apoio da família e passam a exercer a solidariedade como nenhuma outra profissão”. O governador exemplificou este caráter abnegado dos bombeiros com a luta travada para prestar socorro às vítimas do atentado às torres do World Trade Center, nos EUA, em 2001.

O comandante geral Heraclides Pereira agradeceu o apoio do governo à corporação, observando que “na história deste estado, os bombeiros nunca tiveram tanto reconhecimento como da parte do governador Siqueira Campos”. O secretário do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, Eduardo Siqueira Campos, frisou que as promoções no dia de hoje foram feitas ”respeitando a lei e o merecimento”, numa alusão a promoções ocorridas em outras gestões. O agora tenente Rogado, afirmou que, ao ter promoção preterida ano passado, agora se sente recebendo “reconhecimento e justiça”.

Fonte: Secom