Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades, o Naturatins e o Ruraltins, organizam o I Seminário Capim-dourado e Buriti, que acontecerá na próxima terça-feira, 12, às 14:00, no auditório do Sebrae (sede administrativa), em Palmas. O evento, que é realizado pela Ong Pesquisa e Conservação do Cerrado - Pequi, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e Instituto Sociedade Pesquisa e Natureza - ISPN, vai apresentar o resultado de oito anos de estudos e práticas de manejo do capim-dourado e do buriti na Região do Jalapão.

A pesquisa surgiu a partir de demandas das próprias comunidades jalapoeiras, que pediram apoio dos órgãos ambientais do Estado para estabelecer regras para a coleta do capim-dourado e do buriti. Desde então, a bióloga Isabel Belloni Schmidt e o engenheiro florestal Maurício Bonesso Sampaio, pesquisadores da Ong Pequi, iniciaram estudos com o apoio das comunidades Mumbuca, Boa Esperança, Fazenda Nova, Carrapato e Mumbuquinha, em Mateiros, e comunidade do Prata e Fazenda Campina, em São Félix.

Um dos objetivos do evento é discutir alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das comunidades que fazem o principal produto artesanal do Tocantins. De acordo com o secretário Divaldo Rezende, dede o início as pesquisas já vêm contribuindo com o Naturatins, fundamentando as portarias que regulamentam a coleta. “Na medida em que os resultados eram apresentados, portarias eram editadas ou revisadas para garantir a sustentabilidade do manejo do capim-dourado e do buriti”, explicou.

O capim-dourado e o buriti crescem nas veredas do Jalapão e só podem ser coletados com a permissão do Naturatins, por membros das associações cadastradas no Órgão, no período que vai do final de setembro a início de novembro. Beatriz Gonçalves, inspetora de recursos naturais da Semades, aponta que os estudos devem estimular a implementação de políticas para garantir a conservação das veredas e o desenvolvimento sustentável das comunidades que utilizam o capim-dourado e o buriti como matérias primas para o principal produto artesanal do Tocantins.

A Ong Pequi e as comunidades jalapoeiras estão definindo os detalhes para realização do Seminário Capim-dourado e Buriti, na Região do Jalapão.

Programação

Local: Auditório do Sebrae localizado na Quadra 102 Norte, Av. LO - 4, Lote 1

14:00 - 14:20 - O Potencial de produtos do Cerrado para conservação e desenvolvimento de comunidades rurais (Isabel Figueiredo, ISPN)

14:20 - 15:05 - Principais resultados das pesquisas com capim-dourado e buriti (Isabel Schmidt e Maurício Sampaio, PEQ

15:20 - 16:00 - Experiência do Parque Estadual do Jalapão e comunidades da região na implementação das políticas públicas referentes ao capim-dourado e buriti (representante do PEJ e representante de associações extrativistas)

16:00 - 16:20 - Papel do poder público e diretrizes para o manejo sustentável de capim-dourado e buriti (representante do Naturatins

16:20 - 17:00 - Experiência do uso de fogo para manejo de UCs (Kátia Torres Ribeiro, ICMBio)

17:00- 17:30 - discussão e encaminhamentos

Fonte: Assessoria de Imprensa Semades