Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro De acordo com Jaime Café, investimentos para agregar valor à produção primária são importantes para o Estado De acordo com Jaime Café, investimentos para agregar valor à produção primária são importantes para o Estado
  • Panorâmica da Usina da Bunge

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, afirmou que a inauguração da usina de açúcar e bioenergia, a Bunge Brasil no Tocantins é mais uma prova que o Estado tem potencial para crescer ainda mais. A inauguração da unidade industrial da empresa acontecerá nesta quinta-feira, 21 de julho, a partir das 11h30, na rodovia, no município de Pedro Afonso. O evento contará com a presença do governador do Estado, Siqueira Campos, do secretário da Acricultura, dentre outras autoridades.

De acordo com Café, a tendência natural é que nos próximos anos o Tocantins tenha uma área de pastagem menor, em razão do crescimento das lavouras de grãos e do plantio de cana-de-açúcar. “A instalação de uma empresa do porte da Bunge em nosso Estado mostra que temos potencial para crescer e, principalmente, que podemos potencializar nossa produção através do emprego de tecnologia, sem aumentar a área desmatada”, avaliou o secretário.

Ainda segundo ele, os investimentos para agregar valor à produção primária são importantes para o Estado. “O desenvolvimento do Tocantins está diretamente ligado ao desenvolvimento do setor produtivo, que tem demonstrado sua força e projeção de crescimento. E a evidência disso é o interesse da iniciativa privada em investir em nosso Estado”, explicou ,referindo-se a instalação da Bunge em Pedro Afonso.

Bunge

A Bunge, uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil, investiu cerca de R$ 600 milhões na construção da usina instalada em Pedro Afonso, que está funcionamento experimental desde 2010. Esta é a primeira unidade projetada e construída a partir de uma área livre (greenfield) da Bunge e a oitava usina produtora de açúcar e bioenergia da empresa, que já atua nos Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a produção e a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em cerca de 150 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados de todas as regiões brasileiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro