Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A poucos dias da realização do Festival de Artes das Escolas Tocantinenses (Festa) os alunos das escolas estaduais da capital realizam os últimos ensaios para as apresentações do Festival, que acontece durante a Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, realizada no período de 25 de julho a 3 de agosto, na Praça dos Girassóis, em Palmas.

Os estudantes que concorrem nas modalidades oratória e poesia ser reuniram nesta quarta-feira, 21, no Centro de Ensino Médio Tiradentes, para um ensaio geral. Os grupos de teatro e dança também se juntarão ainda esta semana para os ajustes finais nas apresentações.

A expectativa dos participantes vai além de alcançar os primeiros lugares. “Só de nos apresentarmos para um público tão grande e poder assistir a todos esses espetáculos, já é um grande prêmio”, relata a estudante Nemésia Abreu, estudante do 3° ano do Ensino Médio do CEM Santa Rita de Cássia.

“Esta é a primeira vez que participo de um festival de artes e acho essa iniciativa uma ótima oportunidade não só de mostrar nossos talentos, mas de incentivar e mostrar para os alunos a importância da cultura e da arte”, afirma o aluno, André Luiz, que também estuda no CEM Santa Rita.

Para a diretora Regional de Ensino de Palmas, Maria Marlene, que acompanha os ensaios, os estudantes da capital estão bem preparados para o Festa. “Eles são muito talentosos. O que estamos fazendo são algumas considerações e sugestões para que nossos alunos possam representar bem a Regional de Palmas”, conta.

Pela primeira vez estudantes de todo o estado irão demonstrar suas habilidade artísticas num mesmo festival. Ao todo foram selecionadas 250 apresentações de alunos das redes pública e particular de ensino. O Festa será realizado na Estação Jovem Campeão da Flit, nas modalidades de artes plásticas, dança, poesia, oratória, música e teatro.

Programação

Os espetáculos teatrais serão apresentados no período de 31 de julho a 1º de agosto nas categorias infantil, de 8 aos 11 anos; juvenil, para estudantes de 12 a 17 anos; e adulto, para alunos com idade igual ou superior a 18 anos.

Os alunos inscritos na categoria poesia e oratória poderão recorrer a recursos como som, figurino e cenário. Eles se apresentam no dia 28 de julho, obedecendo também à classificação por idade.

Já o Festival de Dança acontece nos dias 2 e 3 de agosto, nas modalidades dança popular, ballet clássico, dança contemporânea livre e dança de rua. A exibição dos músicos será nos dias 29 e 30 de julho nas categorias canto coral, fanfarra, banda, música instrumental e vocal.

Os trabalhos de artes plásticas terão como tema ‘diversidade’ e estarão expostas nos 10 dias de realização da Flit. Poderão ser apresentadas na forma de desenho, pintura, escultura, fotografia e pocket movie (vídeos feitos com câmeras de celular). Serão observados itens como criatividade, originalidade e coerência com o tema.

Fonte: Ascom Seduc