Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Potencial hídrico principalmente para a prática da aquicultura, potencial em minérios e terras raras, as vantagens da localização geográfica e a facilidade de escoação da produção com a Hidrovia Tocantins Araguaia e a chegada da Ferrovia Norte Sul, foram os pontos elencados pelo governador Siqueira Campos e seu secretariado, durante a reunião com o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira 20, no Palácio Araguaia.

No encontro o governador lamentou a tragédia ocorrida naquele País há pouco mais de três meses (quando um tsunami arrastou prédios inteiros em cidades do Japão) e elogiou o poder de superação do povo japonês. “Queremos reafirmar nossa solidariedade com o povo japonês diante da tragédia, e manifestar todo o apreço e entusiasmo por esta postura de fé que faz com que o povo japonês dê sempre a volta por cima diante às vezes, dos maiores problemas, como este que ocorreu e abalou profundamente a nação japonesa”, afirmou o governador.

Sobre a relação entre o Estado do Tocantins e o Japão, o governador afirmou que ela “continua normalíssima, e cada vez mais estreita e mais fraterna e o resto é consequência. Tem muitas áreas que os próprios japoneses tem interesse e querem levar pra frente projetos de cooperação bilateral”, afirmou acrescentando que “devo ir de outubro para novembro ao Japão e nós vamos defender muitos projetos, mas em todos os campos de atividades, até mesmo na educação, tem muita coisa que a gente pode fazer juntos, o povo japonês é muito evoluído, não só tecnológica e cientificamente mas em todos os campos. É uma economia desenvolvida. Tem coisas boas que a gente pode no fortalecimento desta relação ter como fruto. A gente vai de espírito aberto sabendo que tem muita coisa que pode fazer, já definimos muitas coisas, vários secretários nossos já estão com projetos de cooperação entre os nossos governos, com imensas possibilidades de tudo ser efetivamente concluído e o embaixador manifestou este interesse”, destacou.

O embaixador, que já esteve no Tocantins há 10 anos, se disse feliz em ver o crescimento de sua capital. “Ficamos felizes de ver um Estado amigo do Japão bem no centro do Brasil. Apesar deste Estado ser novo, em termos de desenvolvimento tem sido feito em ritmo bem acelerado e é um orgulho nosso, do povo japonês, de ter participado no desenvolvimento econômico e social deste Estado no passado”, disse Akira, acrescentando que “durante a reunião fiquei muito impressionado pela potencialidade de futura cooperação entre o Japão e o Estado do Tocantins. Acho que não somente no setor de infraestrutura e agricultura, tenho a impressão de que podemos ter maior cooperação em outros setores. Como embaixador, vou escrever para Tóquio e vou aproveitar minha viagem a Tóquio para tentar despertar o interesse por parte de empresas japonesas para a potencialidade que temos de futuro envolvimento e investimentos no Estado”, enfatizou..

Pedro Afonso

O governador também falou sobre a inauguração da Bunge, que acontece nesta quinta-feira, 21, no município de Pedro Afonso, que contará com a presença do embaixador. “Estamos indo a Pedro Afonso para ver aquilo que resultou de um projeto inicial do Prodecer (programa Desenvolvimento dos Cerrados) e que hoje tem empresas multinacionais como a Bunge e outra já com indústria de etanol e também já com a exploração daquilo que diz respeito à produção de soja, com valor agregado e ele vai a inauguração para efetivamente ver os nossos avanços.

Sobre a inauguração, o embaixador se mostrou otimista. “Amanhã vou viajar com o governador para participar de abertura de grande usina de açúcar e etanol construída com capital norte-americano e do Japão e espero que isto venha colaborar para mais parcerias no futuro”.

Fonte: Secom