Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado federal tocantinense, Lázaro Botelho (PP) recebeu na manhã desta quarta-feira, 20 de julho, na Base Aérea de Brasília, a medalha “Mérito Santos Dumont” das mãos do ministro da Defesa, Nelson Jobin.

A medalha “Mérito Santos Dumont”, do Comando da Aeronáutica, criada pelo Decreto nº 39.905, de 1956, alterado pelo Decreto 4.209, de abril de 2002, em homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, é concedida às autoridades que contribuem com o engrandecimento da organização militar, em reconhecimento àqueles que ajudam a cumprir a missão da Força Aérea Brasileira e também aos militares da Força Aérea Brasileira que tenham se destacado no exercício de sua profissão. Também é concedida aos militares das Forças Armadas Brasileiras que vieram a se tornar credores de homenagem especial.

Realizada no Pátio da Base Aérea de Brasília, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer; do ministro da Defesa, Nelson Jobim; e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que atuaram como paraninfos na solenidade, juntamente com diversas autoridades.

Lázaro Botelho foi o 26º agraciado de um total de 206 nomes de pessoas que constava da lista de homenageados, dentre eles, 23 ministros de estado. “Santos Dumont é um exemplo de ousadia e determinação. Até os dias de hoje ele serve de espelho para todos brasileiros que querem o crescimento do Brasil e fazem alguma coisa para sua melhoria. Servi-me nesta Base Aérea na década de 60 e me sinto bem ao retornar aqui para receber esta honraria a qual dedico a minha família e a todos tocantinenses que me proporcionaram estar aqui para ajudar as Forças Armadas Brasileira, especialmente a aeronáutica”, disse o deputado se referendo às emendas que destinou para ajudar as Forças Armadas.

138 anos de Santos Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873, na cidade de Palmira (MG), Alberto Santos Dumont foi aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Projetou, construiu e fez voar os primeiros balões dirigíveis, além do seu maior e mais renomado invento, o avião 14 BIS. Entrou para a história da aviação após dar asas, ao que antes era um sonho distante. Nesta quarta-feira, 20, os 138 anos de nascimento do patrono da aviação brasileira foram lembrados pelas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira em Brasília, durante uma solenidade cívico-militar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Lázaro Botelho