Estado

Foto: Divulgação

A prefeita Edymêe de Cássia Tocantins, acompanhada do secretariado municipal e de vereadores da base recepcionaram a comitiva da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, composta pelo secretário Divaldo Rezende, engenheiro florestal João Carlos Noleto e o engenheiro agrônomo Lorenzo Holsbach na noite da última sexta-feira, 22.

O secretário de Meio Ambiente e os técnicos puderam ver de perto as instalações utilizadas pela recém criada brigada de incêndios do município. Divaldo Rezende conheceu ainda o Praião do Dominguinhos e o local onde se iniciou a instalação do aterro sanitário do município.

“Nós sabemos que Paranã tem sofrido ano a ano com elevados índices de queimadas, queremos que estes números sejam reduzidos e faremos o possível para que isto ocorra”, destacou Divaldo Rezende. O secretário falou ainda da necessidade de conscientizar a população sobre os prejuízos das queimadas. “O cidadão precisa fazer sua parte e colaborar com o poder público nesta luta contra o fogo”, finalizou.

A prefeita Edymêe de Cássia aproveitou a visita da comitiva e falou da intenção de finalizar as obras do aterro. “Secretário nós precisamos urgentemente regularizar o funcionamento do aterro sanitário e para isso solicitamos o seu apoio”, declarou Edymêe de Cássia. A gestora falou ainda da necessidade de roçagem das margens das rodovias que cortam o município. “O capim é um inimigo neste tempos de queimadas, precisamos combater o fogo com ações preventivas como a roçagem”, disse a prefeita.

De acordo com a prefeita a construção do aterro faz parte do acordo firmado com o consórcio construtor da Usina Hidrelétrica de São Salvador, mas que ainda não foi totalmente concluído. Divaldo Rezende afirmou que ajudará Paranã neste processo. “Prefeita a Semades sabe da importância do aterro e por isso a ajudará neste processo”, afirmou Rezende.

Outra solicitação de Edymêe de Cássia apoio na busca da instalação de uma unidade de fiscalização do Naturatins no município. "Precisamos de ajuda para fiscalizar a retirada de minério de ferro e manganês de nosso território e o escritório local do Naturatins é imprescindível nesta luta", enfatizou Edymêe.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Waller Povoa, agradeceu ao gestor estadual pela criação da brigada de incêndios. “Paranã tem grande extensão rural, precisamos trabalhar com afinco para não sofrer com tantas queimadas como no passado. Uma das ações que executaremos são palestras nas escolas, igrejas e assentamentos”, destacou Póvoa.

A comitiva informou à prefeita e secretariado que nesta segunda–feira, 25, o comandante geral do Corpo de Bombeiros chegará em Paranã para uma visita à brigada local.

Brigadas

O engenheiro florestal João Carlos Noleto, que é o coordenador de políticas florestais da Semades falou sobre a verificação das condições de trabalho das brigadas e disse que em Paranã o procedimento tem se mostrado satisfatório. “Somos parceiros de Paranã e estamos aqui para conhecer a realidade local e atenderas demandas para melhor funcionamento da brigada”, afirmou Noleto.

Fonte: Ascom Prefeitura de Paranã