Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Acontece no próximo sábado, dia 30, o Dia de Campo, “Produção de Feijões especiais tipo exportação”, na Agropecuária Santa Angelina. O evento ocorre em um dos retiros da fazenda -, Retiro São João, TO 070, sentido Brejinho de Nazaré -Aliança, km 129. Autoridades do agronegócio e produtores com experiência no ramo do Estado de Goiás, confirmaram presença no evento.

Nesta safra foram plantadas sete tipos de sementes de feijões tipo exportação, numa área irrigada de 105 hectares,para multiplicação de sementes para as próximas safras.

As sementes cultivadas na Agropecuária Santa angelina nesta safra são: IPR Garça; Cranberry; WAF 75; BRS Embaixador; ETA 10; ETA 15 e BRS Executivo.

O cultivo de feijões tipo exportação no Brasil iniciou em 1999, na Fazenda Santa Fé, em Santa Helena (GO). Atualmente, além da Santa Fé, três fazendas estão produzindo feijões para exportação. A Agropecuária Santa Angelina, em Brejinho de Nazaré (TO), Fazenda Triângulo, Bonópolis (GO) e Dom Augusto, em Porto Nacional (TO).

Segundo pesquisas, o Brasil importa anualmente até 18 mil toneladas de feijão branco. Além deste, o País importa ainda, aproximadamente 100 mil toneladas de feijão preto, principalmente da Argentina e tipo carioca da Bolívia.

Fonte: Assessoria de imprensa do evento