Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

No mês em que Porto Nacional completa 150 anos de emancipação política, a cidade recebe do governo do Estado um presente muito especial: a passagem do Rally dos Sertões, a segunda maior prova off road do mundo, pelo município. “É uma imensa alegria para nós, é um marco para Porto Nacional e é mais um presente que essa cidade histórica recebe. A Prefeitura de Porto Nacional dará todo o suporte necessário, com o envolvimento de todas as Secretarias, para que possamos receber os pilotos e toda a comitiva do Rally dos Sertões”, discursou o secretário da Cultura e Turismo, Jefferson Lopes, na noite desta terça-feira, dia 26, durante o lançamento da prova, realizado no Ahãdu Eventos, em Palmas.

O diretor presidente da Dunas Race, empresário Marcos Ermírio de Moraes, promotora do Rally dos Sertões, destacou a importância da passagem do rally pelo município, enfatizando que são cerca de 1.200 pessoas consumindo no município e movimentando a rede hoteleira. “Vai ser um marco para a cidade”, afirmou o empresário, enaltecendo a iniciativa do secretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Eduardo Siqueira Campos que teve a ideia de descentralizar a prova, que sempre passou por Palmas, e nesta 19ª edição passará por Porto Nacional, pela primeira vez. Ao discursar, Eduardo Siqueira Campos disse que com isso está promovendo um equilíbrio entre as regiões e que Porto Nacional, como berço da cultura tocantinense e terra onde surgiram grandes líderes e ideais de criação do Tocantins, é reconhecida como cidade pronta para receber o Rally dos Sertões. “Com muita justiça Porto Nacional foi escolhida. Porto tem importância na nossa economia, a cidade está preparada para oferecer a melhor hospedagem tocantinense”, garantiu Eduardo Siqueira Campos.

Os pilotos do Rally dos Sertões chegam a Porto Nacional no dia 13 de agosto, no que é considerada a primeira parada da prova, quando os pilotos receberão apoio mecânico e farão a troca de peças. Depois seguem para Lizarda, a 272 km de Palmas, que pela primeira vez receberá a visita social do Rally dos Sertões, em vez de São Félix, ambas na região do Jalapão. A estimativa é que sejam distribuídos cerca de R$ 1,1 milhão em donativos, durante a competição que vai passar por cinco estados: Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí e Ceará, em um período de 10 dias, percorrendo mais de 4 mil quilômetros.

Roteiro

O 19º Rally dos Sertões larga de Goiânia (GO) dia 10 de agosto e finaliza em Fortaleza (CE), na praia de Cumbuco, dia 19. No Tocantins, os pilotos chegam por Gurupi, sul do estado, dia 12, em percurso de 455 km originado em Porangatu (GO). No dia seguinte, 13, são 206 km até Porto Nacional, que este ano substitui a capital, Palmas. A 5ª etapa do Rally percorre 471 km chegando a Lizarda, no Jalapão, dia 14.

Pilotos Tocantinenses

Irão competir seis pilotos do Tocantins: João Onofre Pereira do Rego Barros, André Luiz de Siqueira e Wagner Moraes, na categoria Over 45; Marcos Ribeiro de Magalhães Júnior e Ronaldo Imay, na categoria Production aberta; e Marieta Moraes, concorre na Marathon.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional