Educação

As equipes das unidades escolares do Tocantins se prepararam para receber os mais de 220 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino de volta às aulas depois de um mês de férias. Uma orientação importante da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é que as escolas devem estar limpas e bem organizadas, pois pela primeira vez, todas as unidades de ensino da rede estadual receberam recurso destinado à higienização dos ambientes.

O retorno dos alunos às salas de aula acontece em grande parte dos municípios nas escolas estaduais, nesta próxima segunda-feira, 1º de agosto, já em algumas unidades, o segundo semestre letivo começará no dia 04 de agosto, devido ao atraso no processo de higienização do ambiente escolar, sem prejuízo na carga horária dos estudantes.

Segundo a subsecretária da Educação Básica, Marciane Machado, a volta às aulas precisa ser marcada por empolgação de todos os envolvidos nesse processo. No caso dos professores que participaram da programação da formação continuada da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), onde oficinas e palestras sobre novas práticas de ensino foram ministradas, os ânimos e a vontade de inovar em sala de aula estarão renovados. “As férias descansam os alunos, mas também interrompem um pouco o ritmo dos estudos. Nesse momento do calendário escolar é importante o papel da família e da equipe escolar motivá-los, para que esse segundo semestre se torne bem produtivo”, alerta a subsecretária. (Ascom Seduc)