Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: CDL Palmas

Comerciantes de Palmas ainda sofrem com a falta de moedas e cédulas de baixo valor para troco. Visando buscar soluções para esse problema a presidente da Câmara de Dirigentes de Palmas, Cleide Brandão, se reuniu com Analistas do Departamento do Meio Circulante do Banco Central do Brasil (BC) que enceraram nesta quinta-feira, 4, em Palmas uma fiscalização às instituições bancárias da Capital.

A intenção da visita era conferir a circulação de moedas e cédulas de valores menores na cidade e a ampliação da divulgação das cédulas da segunda família do real (notas de R$ 50 e R$ 100).

O chefe de divisão do Meio Circulante, Sérgio de Castro esclareceu que por determinação contratual a agência 1505-9 do Banco do Brasil-1505-9, localizada na 103 Sul, na saída para Paraíso do Tocantins, tem obrigação de ofertar e trocar moedas a correntistas ou não do Banco. Ele lembrou ainda que a agência deve providenciar um caixa com sinalização visível específico para a troca das moedas. “Cada pessoa tem direito a até 100 moedas de cada valor”, acrescentou Sérgio.

Os analistas afirmaram que não há razões para a falta das moedas, visto que constantemente os bancos são abastecidos. “Neste último semestre a instituição credenciada terá todo o estoque suprido contribuindo assim para a injeção de troco no mercado”, assegurou Valdir Honório, também analista.

A reunião tratou ainda da divulgação das novas notas do Real como forma preventiva contra as falsificações. A CDL/Palmas e o BC fecharam parceria para divulgação de material informativo (folders, cartilhas e vídeos) sobre o assunto aos seus associados e comerciantes em geral. “Alguns comerciários ainda ficam constrangidos de conferir as cédulas na frente do cliente, mas essa é uma medida preventiva e segura”, lembrou Cleide Brandão.

Além do material a CDL/Palmas também se comprometeu a encaminhar as reclamações do comércio em relação à falta de troco no mercado ao Banco Central. (Ascom CDL Palmas)