Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Siqueira Campos lançou edital de cultura 2011 esta semana

Siqueira Campos lançou edital de cultura 2011 esta semana Foto: Secom

Foto: Secom Siqueira Campos lançou edital de cultura 2011 esta semana Siqueira Campos lançou edital de cultura 2011 esta semana

O governo lançou na quarta-feira, 3, editais de apoio à Cultura do Fundo Estadual da Cultura no valor de R$ 7 milhões divididos em 26 prêmios. Foi anunciado pela secretaria de Cultura que 328 projetos de cultura seriam contemplados no entanto a pasta informou hoje que o número aumentou para 340.

No entanto o Estado precisa ainda pagar valores de projetos que foram selecionados no ano de 2009. Segundo informou o presidente do conselho estadual de Cultura, Cacá Nogueira a secretária de Cultura, Kátia Rocha já autorizou o pagamento desses projetos.

“A gestão não cumpriu com o pagamento que deveria ser feito os artistas produziram e a secretaria vai pagar nos próximos dias”, salientou.

De 2009 foram concluídos e pagos legalmente 19 projetos e 12 continuam pendentes até hoje. “estamos viabilizando o pagamento do pessoal, pedindo a documentação”, explicou.Na Feira Internacional Literária do Tocantins já foram feitos lançamentos de livros previstos no edital 2009 pelo prêmio Maximiano da Mata.Os prêmios que não foram pagos são de circulação e montagem em artes cênicas.

2010

Já no ano passado o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) cancelou o edital mesmo com os projetos inscritos. Gaguim chegou até a lançar o Edital no valor de R$ 1.121.500,00, contemplando todos os segmentos culturais com recursos provenientes do Fundo Estadual de Cultura.

“O governador mandou suspender os processos em andamento no Estado e no final do ano zerou o fundo de cultura”, explica o presidente sobre o episódio.Alguns artistas estão recolhendo os projetos que inscreveram no ano passado e adequando para o edital deste ano o que é permitido pela pasta.“A secretaria não tem como assumir dívida do governo passsado num edital que não foi executado”, completou Nogueira.