Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 4 mil pessoas estiveram no Santuário do Senhor do Bonfim, em Fortaleza do Tabocão, no início da noite desse domingo, 7 de agosto, para acompanhar a missa do padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, localizado em Trindade (GO). Para alegria dos católicos, junto com o religioso veio pela primeira vez ao Tocantins a imagem Peregrina do Divino Pai Eterno. O evento religioso integra a programação da 32ª Romaria do Senhor do Bonfim iniciada na sexta-feira, 5, e término no próximo dia 15 de agosto.

A missa com o tema “Ministério Ordenado a Serviço da Comunidade” foi presidida por Dom Phillip Dickmans, bispo da Diocese de Miracema do Tocantins, com a presença de padres, entre eles o pároco de Fortaleza do Tabocão Padre Milton, diáconos e religiosos. A celebração católica foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão e na internet.

“Como é bom celebrarmos a nossa vida. Hoje esse lugar se faz sagrado e se torna um cantinho da casa do Pai. É com muita alegria que estamos no Tocantins pela primeira vez, agradeço a acolhida do povo de Fortaleza do Tabocão”, declarou sorrindo o Padre Robson de Oliveira, que já se apresentou em vários estados brasileiros e até no exterior.

Ao final da celebração o sacerdote entregou ao Bispo Dom Phillip Dickmans uma réplica da imagem Peregrina do Divino Pai Eterno. O bispo agradeceu o presente e aproveitou para informar que a área onde foi construído o Santuário do Senhor do Bonfim, pertencente a multinacional Bunge, deve ser doada em breve para a Prefeitura de Fortaleza do Tabocão e depois repassada para a Diocese de Miracema. Outra boa notícia dada pelo religioso é que em breve será instalada a Paróquia de Fortaleza do Tabocão.

Moradora de Pedro Afonso, a funcionária pública Márcia Rúbia Costa e Silva participou da missa no Bonfim pela primeira vez e disse ter saído com a fé revigorada após a celebração. “Fiquei bastante emocionada e volto para casa pronta para os desafios diários”, disse sorrindo. “Foi uma missa linda, valeu a pena ter vindo”, testemunhou Vicente Pereira, morador de Colinas do Tocantins.

A missa também teve a presença do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Geraldino Ferreira da Paz, na oportunidade representando o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), o prefeito de Fortaleza do Tabocão, João Batista de Oliveira, conhecido por João Cirino (PMDB), a primeira-dama Clébia Fernandes, o vice-prefeito Valdomiro (DEM), o vereador Marcondes Pereira (PSDB) – festeiro do Bonfim 2011, e a presidente do Sindicato Rural de Fortaleza do Tabocão, Mariza Almeida de Oliveira.

Cavalgada

Ainda neste domingo, 7, aconteceu a tradicional Cavalgada do Senhor do Bonfim com a participação de comitivas rurais de Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia, Colinas do Tocantins, Rio dos Bois, Presidente Kennedy, Barrolândia e Colméia. Com versos e rimas, o locutor tocantinense Cabral Rabelo animou a Cavalgada.

Os participantes saíram do Balneário Tabocão e percorreram ruas e avenidas da cidade em direção ao Santuário do Senhor do Bonfim. No local foram sorteados vários prêmios como chapéus, celas, botinas e outros acessórios usados no dia-a-dia do homem do campo. Logo após foi servido um churrasco. A festa chamou atenção de moradores e visitantes impressionando pela organização e animação.

Programação

A 32ª Romaria do Senhor do Bonfim e da 5ª ExpoTabocão começaram na última sexta-feira, 5, e prosseguem até 15 de agosto de 2011, no Santuário do Senhor do Bonfim, em Fortaleza do Tabocão, na região Centro-Norte do Tocantins. A organização é da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Fortaleza do Tabocão, com apoio do Governo do Estado e de várias empresas privadas. Até o final dos eventos serão realizadas missas, batizados, novenas, casamentos, shows e o ponto alto da Romaria: a procissão que será realizada na segunda-feira, dia 15 de agosto.

Confira a programação:

Dia 08 – Segunda-feira

19h30 – Santa Missa

Tema: CF 2011 – A criação Geme em Dores de Parto

Presidente – Padre Amarildo Dias Cardoso

23h – Banda Arco-Íris

Dia 09 – Terça-feira

19h30 – Santa Missa

Tema: A Espiritualidade da Ação Missionária

Presidente – Padre João Neto

23h – Show Grupo Raddar

Dia10 – Quarta-feira

19h30 – Santa Missa

Tema: Leigos – Protagonistas do Reino de Deus

Presidente – Padre José Orlando Pessoa

23h – Show Banda Sem Fronteiras

Dia 11 – Quinta-feira

19h30 – Santa Missa

Tema: Comunhão e Participação na Construção da Paróquia

Presidente – Padre Eduardo Ribeiro Gonçalves

20h – Show Pirotécnico

20h30 – Abertura do Rodeio com o locutor Sidmar Gomes

23h – Show Amado Edilson/Skema Loko

Dia 12 – Sexta-feira

19h30 – Santa Missa

Tema: Formação Permanente na Vida do Cristão

Presidente – Padre João Barbosa da Silva

20h30 – Rodeio

23h – Show Lowrrany Dark e Pedro Vidal/Ramide

Dia 13 – Sábado

19h30 – Santa Missa

Tema: Juventude – Enraizadas e Edificadas em Cristo e Inabaláveis na Fé

Presidente – Padre Jailson dos Santos Coelho

20h30 – Rodeio

23h – Show Grupo Kente/Américo Brasil e Jana Mel

Dia 14 – Domingo

08h – Batizados

19h30 – Santa Missa

Tema: Família, Pessoa e Sociedade

Presidente – Padre Milton Alves da Silva

20h – Show Pirotécnico

20h30 – Encerramento do Rodeio

23h – Luciano Moraes/Show Trio Para Dura

Dia 15 – Segunda-feira

18h – Procissão – Saída da Capela da Capela Nossa Senhora Aparecida rumo ao Santuário do Senhor do Bonfim

19h30 – Santa Missa

Tema: Paróquia – Comunidade de Comunidades

Presidente – Padre Milton Alves da Silva (Assessoria de Imprensa)