Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A pesquisa de intenção de compras para o dia dos pais, promovida pela Câmara de Dirigentes de Palmas-CDL em parceria com a empresa IB Consulting revela que as expectativas em relação às vendas na data são positivas, com 44,0% dos entrevistados com a intenção de comprar presentes.

A maior demanda por produtos, conforme apontado será na categoria de vestuários com 57,0%, seguida de perfumaria (16,3%) e calçados (11,6%). No quesito “opções de compras”, as lojas de rua foram as mais citadas entre os pesquisados com 68,2%, sendo que a segunda opção são as lojas de shopping com 28,4%.

Quanto ao valor que será gasto com presentes, a faixa de R$ 100,00 a R$ 199,99 registrou o maior percentual com 57,5% da intenção de gastos dos entrevistados. Outro aspecto positivo sobre a demanda de produtos em Palmas é que a maioria dos entrevistados (39,8%) disse que dará um presente com valor maior que no ano passado.

Apesar das facilidades de crediários e cartões, a forma de pagamento mais utilizada segundo os entrevistados será o dinheiro, à vista (72,7%), seguidos do cartão de crédito (25,0%) e crediário (2,3%).

O grande desafio ainda para os lojistas ainda é melhorar a qualidade do atendimento, pois 49,0% dos entrevistados afirmaram ser a maior dificuldade enfrentada no ato da compra, sendo que esta categoria foi avaliada negativamente com 78,50% dos entrevistados que a considerou como regular/ruim/péssimo. Com esses percentuais e o investimento adequado na melhora do atendimento, o cenário torna-se ainda mais positivo com a perspectiva de vendas aquecidas para esse Dia dos Pais.

Vale lembrar que a CDL/Palmas conta com a Escola do Varejo onde oferta cursos de qualificação voltados ao comércio varejista de Palmas. No primeiro módulo da Escola, lançada em julho, já foram treinados 130 vendedores. Neste mês de agosto o curso ofertado será de Crédito, Cadastro e Consulta dos dias 15 a 19, das 19h às 22h na sede da CDL/Palmas.

Coleta de dados

Foram entrevistados 200 consumidores nos principais corredores varejistas de Palmas, com questionários aplicados nas avenidas JK, Tocantins (Taquaralto) e na avenida comercial das Arnos, além dos dois shoppings da Capital. Dos 200 entrevistados 65, 5% são mulheres e 32,5% homens. A faixa etária predominante é de 15 a 24 anos sendo 47% dos entrevistados. Em relação a renda mensal a maioria possui de R$ 541,00 a R$ 2.700,00 reais, sendo 76% dos entrevistados. (Assessoria de Imprensa CDL-Palmas)