Estado

Foto: Divulgação

Com a finalidade de debater sobre o consumo de álcool entre adolescentes e jovens, a Associação Palmas Hip Hop é parceira do evento Juventude em alerta, que acontece nesta quarta, 10 e quinta-feira, 11, no município de Pau D’Arco, a 408 Km de Palmas. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Pau D’Arco e a Superintendência de Ações sobre Drogas, da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

O projeto conta com palestras e debates nas escolas do município, voltadas principalmente para adolescentes e jovens, onde será exibido o videoclipe “Um brinde”, do grupo de rap Inquérito, de São Paulo, que com uma linguagem simples apresenta os malefícios que a ingestão abusiva da bebida pode causar. Além do debate também serão realizadas apresentações culturais.

Para o presidente da Associação, Marcos Antônio Silva a ação é importante e necessária. “Sempre se discute sobre as drogas como o crak e cocaína, mas temos em nosso meio o álcool que é uma droga lícita e que tem sido consumida em excesso principalmente por adolescentes, além de ser a porta de entrada para outras drogas mais fortes. Queremos chamar a atenção desses jovens e mostrar que dá pra se divertir de sem precisar do álcool”, destacou.

Dados

Segundo dados do Ministério da Saúde cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem por ano em conseqüência do consumo inadequado de álcool, sendo que cerca de 320 mil são jovens de 15 a 29 anos de idade morrem devido ao consumo de bebida.

Ainda segundo a pesquisa o álcool é influencia cerca de 30 % dos casos de violência contra as mulheres , 80 % dos casos de violência doméstica, 25% dos casos de homicídio e 50 % dos casos de suicídio no Brasil. (Ascom/ Palmas Hip Hop)