Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após a sessão da manhã desta quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa, um fiscal de trânsito de Paraiso do Tocantins, acusou o prefeito da cidade, Paulo Tavares, de perseguição política. Renan Ferreira Gama, que já foi diretor do departamento de trânsito do município informou que desde março deste ano, data em que foi transferido para o setor do lixão municipal, não recebe a gratificação por produtividade paga pela Prefeitura aos funcionários.

De acordo com Gama, a situação teve início ainda durante a última campanha eleitoral, quando ele deixou de apoiar a candidatura de Tavares ao Paço Municipal de Paraiso. “Eu nunca o apoiei. Aí um dia, só por que eu não o cumprimentei ele começou a me perseguir”, disse.

Segundo o fiscal de trânsito, que é concursado da Prefeitura, como não pode ser demitido, o prefeito o transferiu para uma área da cidade onde sua gratificação por produtividade pudesse ser cortada. “Eu sou um fiscal de trânsito urbano. Como é que eu vou fiscalizar o solo de uma região onde mal passam veículos?”, questionou.

O fiscal de trânsito informou ainda que desde março deste ano recebe apenas um terço do total que recebia enquanto era paga a produtividade. Dos cerca de R$ 1.500 recebidos, Gama tem sido pago apenas com pouco mais de R$ 500.

Em maio deste ano, o fiscal de trânsito procurou o Ministério Público Estadual para denunciar a perseguição que, segundo ele, vinha sofrendo do prefeito de Paraiso. Na denúncia, Gama alega que teria recebido ordem verbal para deixar o serviço nas ruas. Com isso, segundo ele, a Prefeitura não ficaria incumbida de pagar a gratificação por produtividade.

Irregularidades

Na ocasião, o fiscal de trânsito ainda frisou que, por conivência do prefeito, diversas irregularidades acabam acontecendo no setor. Gama informou que são irregularidades no estacionamento, na fiscalização de obras, na manutenção dos semáforos. “O prefeito não deixa a gente trabalhar, daí acontece isso”, completou.

Gama ainda acusou o prefeito de ter ligação direta com a empresa contratada para realizar os serviços de manutenção dos semáforos nas vias da cidade. De acordo com ele, que não soube informar o nome do empreendimento, a firma contratada estaria no nome da esposa de seu chefe de gabinete, Elias Rodrigues.

O Conexão Tocantins tentou contato com o prefeito Paulo Tavares na tarde desta quinta-feira, mas foi informado, através da assessoria de comunicação da prefeitura que a resposta só será dada amanhã.