Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Senadora Kátia Abreu e o filho Irajá Abreu

Senadora Kátia Abreu e o filho Irajá Abreu Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Senadora Kátia Abreu e o filho Irajá Abreu Senadora Kátia Abreu e o filho Irajá Abreu

O cenário político do Tocantins é marcado pelas relações familiares tanto nas prefeituras como em âmbito estadual. Casais que se alternam no poder, pais que ajudam a eleger filhos e assim famílias vão permanecendo em cargos políticos no Estado.

Atualmente uma relação familiar que inclusive é alvo de críticas de oposicionistas é o fato do filho do governador, ex-senador Eduardo Siqueira Campos ocupar a principal pasta do governo de seu pai, Siqueira Campos (PSDB), a secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão Pública.

O ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) também sempre teve em sua trajetória o apoio político do pai, Brito Miranda que até compôs em seu governo como secretário de Infra-Estrutura.

Ainda nesse grau de ligação no Estado há a deputada Luana Ribeiro (PR) que é filha do senador João Ribeiro (PR) e que foi eleita no primeiro mandato com ajuda do pai. Outro caso é o do deputado federal da bancada do Estado, Irajá Abreu (DEM) que é filho da senadora Kátia Abreu.

A política do Estado conta ainda com casais como o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e a primeira-dama e deputada estadual Solange Duailibe (PT), a deputada federal Dorinha Seabra (DEM) e o marido vereador Fernando Rezende (DEM), o vice-governador João Oliveira e a prefeita de Presidente Kennedy, Dalva de Oliveira bem como a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin (PDT) e o deputado federal Angelo Agnolin (PDT).

O deputado do PR, Amélio Cayres também é casado com a prefeita de Esperantina, Geneci Cayres.

Outra relação comum na política do Estado é a de irmãos como o prefeito de Colinas, José Santana e a deputada estadual Amália Santana, ambos do PT e ainda o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes e o deputado líder do governo, José Bonifácio, os dois do PR. No mesmo grau de parentesco outros dois membros do cenário político do Estado é o deputado estadual Toinho Andrade e o irmão ex-deputado Otoniel Andrade.

Outros nomes

Outras relações familiares na políticas já marcaram o cenário como o deputado federal Lázaro Botelho que é esposo da ex-prefeita de Araguaina Valderez Castelo Branco bem como o ex-deputado estadual Fábio Martins que é casado com a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins e ainda o ex-deputado Paulo Roberto, marido da prefeita de Taguatinga, Zeila Ribeiro.