Saúde

Foto: Divulgação

Todas as crianças, menores de 7 anos de idade, devem comparecer, em um dos 50 postos espalhados em Palmas, para serem vacinadas, neste sábado, dia 13 de agosto, entre 8h e 17h. As crianças menores de 5 anos vão tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil, tríplice viral e terão suplemento de Vitamina "A". As menores de 7 anos de idade vão ser imunizadas contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Abertura

A abertura das campanhas será às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Lima Milhomem, no Jardim Aureny III, onde haverá a presença das autoridades da Saúde Municipal e Estadual, bem como, a apresentação dos Anjos da Enfermagem que vão entreter as crianças, pois a vacina contra o sarampo é via injetável e costuma causar mais ansiedade nos pequeninos.

Proteção

“Além de complementar a vacinação contra a poliomielite, objetivo é reforçar a imunização contra a rubéola, a caxumba e o sarampo, uma vez que, muitos países têm registrado casos de sarampo, nos últimos meses. No Brasil também houve registros de casos deste agravo, porém todos relacionados à importação do vírus de outros países” - explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.

Vitamina A

Toda criança, entre 6 meses e menor de cinco anos, terá suplementação de Vitamina “A”, nos postos de vacinação, em Palmas. “A aplicação, via oral, da Vitamina “A” visa reduzir e erradicar a deficiência nutricional desse nutriente, cuja insuficiência traz sérios danos à saúde” - informa.

Preparativos

De acordo com Juliana Araújo de Souza Oliva, Coordenadora de Imunização de Palmas, cerca de 900 profissionais da Semus e 30 estagiários de Enfermagem da ULBRA estarão envolvidos nas campanhas. “Neste dia, teremos 36 unidades de saúde abertas e também outros locais como igrejas e escolas, totalizando cerca de 50 postos que vão funcionar até às 17 horas” - avisa a coordenadora.

A Poliomielite

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença causada pelo vírus polioenterovírus, que traz consequencias graves para as crianças, com sequelas que perduram por toda a vida, como a impossibilidade ou grande dificuldade para se movimentar.

O Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, que se manifesta por alterações marcantes da pele, com comprometimento de vários outros órgãos do corpo. Os principais sintomas são: febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite.

Confira abaixo os locais de vacinação

POSTOS DE VACINAÇÃO

POL. 303 NORTE
USF 305 NORTE
USF 307 NORTE
USF 405 NORTE
IGREJA ASS. DE DEUS MADUREIRA – 405 N.
ESCOLA MUN. CARLOS DRUMOND DE ANDRADE
USF 407 NORTE
USF 409 NORTE
USF 603 NORTE
ASSEMBLÉIA DE DEUS SETOR SANTO AMARO
ESCOLA MUN. LUIZ GONZAGA
USF 605 NORTE
ASSEMBLEIA DE DEUS 607 NORTE
USF 508 NORTE
USF 404 NORTE
POL 108 SUL
ESCOLA MUN. HENRIQUE TALONE
ESCOLA ESTADUAL DOM ALANO – 208 S.
ESCOLA MUN. ANNE FRANK
USF 403 SUL
ESCOLA MUN. OLGA BENÁRIO – 603 SUL
IGREJA PRESBITERIANA 305 SUL
CENTRO COMUNITÁRIO 906 SUL
USF 612 SUL
USF 1004 SUL
USF 1104 SUL
USF 1106 SUL
USF 1206 SUL
USF 1203 SUL
USF 1105 SUL
USF TAQUARI
ESCOLA ESTADUAL MARIA DOS REIS - TAQUARI
USF LIBERDADE
USF LAURIDES LIMA
ESCOLA ESTADUAL LIBERDADE
USF NOVO HORIZONTE
USF ALTO BONITO
USF CAIC
USF AURENY I
USF AURENY II
USF SANTA BÁRBARA
USF SETOR SUL
USF BELA VISTA
USF MORADA DO SOL
POL. TAQUARALTO
USF NOSSA VIDA
USF SANTA FÉ
USF TAQUARUÇU

(Ascom Semus)