Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A estudante Karoliny Ribeiro de Moura, do Centro de Ensino Florêncio Aires, de Porto Nacional, será a tocantinense que representará o estado no Programa Jovem Parlamentar 2011, em Brasília. Acompanhará a aluna, a professora Cláudia Regina de Oliveira, coordenadora estadual do programa.

Karoliny apresentou um projeto de lei sobre a inclusão do xadrez como disciplina em todas as fases do ensino da educação infantil ao ensino médio. Foram selecionados projetos de 77 alunos do ensino médio de todo o País, que irão vivenciar o dia-a-dia dos deputados federais e conhecer a prática do processo democrático, no período de 26 a 30 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Como explica a professora Cláudia Regina, durante os cinco dias, os jovens deputados mergulharão no processo legislativo do país e vão simular a rotina de trabalho dos parlamentares, de acordo com o regimento interno da Câmara dos Deputados.

O tema educação foi um dos mais abordados pelos estudantes classificados no Programa Jovem Embaixador, que também retrataram segurança, saúde, meio ambiente, mercado de valores. Houve destaque a sugestão de medidas para combater o bullying.

(Ascom Seduc)