Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Nesta época do ano é comum o aumento de casos de doenças febris causadas por vírus ou bactéria, ocasionando desconforto em vias aéreas superiores, como dor de garganta, tosse, secreção nasal, dor para engolir, entre outros sintomas. Esses quadros são resultados principalmente da baixa umidade relativa do ar.

Outros problemas são os de trato digestivo como dores abdominais, náusea, vômito, diarréia e também sintomas sugestivos de Dengue.

Dicas

O médico infectologista, Alexandre Janotti, que integra a equipe da Coordenadoria Médica (COMED) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), explica os cuidados que devem ser tomados neste período: “ingerir bastantes líquidos, evitar uma grande exposição ao sol e tentar manter o ambiente o mais úmido possível”.

Para aumentar a umidade pode se utilizar os umidificadores de ar, colocar toalhas molhadas ou bacias com água. Alexandre Janotti comentou sobre o aparelho de ar condicionado: “Esses aparelhos diminuem a umidade do ambiente”.

“É muito importante não utilizar medicamentos por conta própria. Manifestados os sintomas devem-se consultar um médico”, explicou Janotti.

(Ascom TRE)