Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Será lançado na próxima segunda-feira, 22, o projeto “Meu Primeiro Filme”, no Cinemark, localizado no Capim Dourado Shopping. O evento será realizado às 10h e conta com a parceria das secretarias estadual e municipal de Educação, além de empresas privadas. O objetivo do projeto, idealizado pelo Instituto Tocantins Mais Futuro, que tem como presidente o empresário Carlos Franco Amastha, segundo a organização, é promover a integração e o desenvolvimento social, oferecendo momentos de lazer, além de utilizar a sétima arte na educação, levando a adolescentes e jovens novos valores, entretenimento, cultura e desenvolvimento social.

O público-alvo do “Meu Primeiro Filme”, nesta primeira etapa, serão 1.750 alunos de escolas públicas de Palmas. Serão crianças e jovens que estão cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio.

Após o lançamento e apresentação do projeto na segunda, 250 alunos já assistirão à primeira sessão de filme. As demais sessões serão realizadas entre os dias 23 e 31 de agosto, sempre às 10 horas, no Cinemark Capim Dourado. Das unidades escolares estaduais são 855 alunos das escolas Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Estadual Maria dos Reis, Estadual Beira Rio, Estadual Liberdade, Estadual Setor Sul, Estadual Frederico Pedreira, Estadual São José, Estadual Madre Belém, Centro de Ensino Médio Tiradentes, CEM Taquaralto, CEM Castro Alves e CEM Santa Rita de Cássia.

“O objetivo é oportunizar aos jovens seu primeiro contato com o cinema, além de fomentar hábitos de valorização da cultura como elemento de formação do cidadão”, pontuou o presidente do Instituto Tocantins Mais Futuro, Carlos Amastha. Ele adiantou que outras edições do projeto serão realizadas no próximo semestre, sempre buscando beneficiar um maior número de alunos de escolas públicas. “O cinema é capaz de se tornar prazeroso aos olhos dos que assistem, além de promover o desenvolvimento da cultura entre os adolescentes e jovens” finalizou.

Segundo o secretário municipal de Educação de Palmas, Zenóbio Arruda, o ‘Meu primeiro filme’ vai proporcionar aos milhares de alunos um momento único, onde a criatividade de cada um será estimulada. “Muitos dos alunos beneficiados nunca foram a uma sala de cinema e, pela primeira vez terão contato com uma tecnologia de primeira. Estamos promovendo a coletividade, interação e criatividade”, disse.

Para o coordenador de Programas e Projetos do Ensino Médio da Seduc, Anderson Bezerra Barros, levar os alunos ao cinema promove, além da integração entre eles, um conhecimento cultural e tecnológico. “É o ensino por meio das artes”, frisou Anderson.

Concurso

Após assistirem o filme, os alunos, em suas próprias escolas, vão escrever redações e concorrer a sete (7) computadores. As melhores redações vão ser expostas no Capim Dourado Shopping. Essas redações deverão ser entregues pelas escolas aos organizadores até o dia 15 de setembro. No dia 17, as redações serão expostas no shopping para apreciação e votação, e no dia 24 será a solenidade de premiação.

Os alunos também vão participar de um quiz cultural, onde terão que escrever uma frase com a palavra azul. O autor da melhor frase será premiado com uma viagem para Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) ou Florianópolis (SC) e poderá levar o seu professor preferido como acompanhante. (Assessoria de Imprensa)