Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jodevaldo Pereira

Foto: Jodevaldo Pereira

Em visita ao Estado do Tocantins o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, se reuniu nesta terça-feira, 23, na sala de reuniões da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins com secretários de Estado, entre eles, Luiz Carlos Borges da Silveira da pasta de Ciência e Tecnologia.

Na oportunidade o secretário Borges da Silveira destacou os principais programas e ações que estão sendo desenvolvidos no Estado nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Um exemplo foi o programa “Estruturante” que visa melhorar as estruturas das Instituições de Pesquisa do Estado, e ainda o programa DCR – Desenvolvimento Científico Regional para a atração de mestres e doutores para o Tocantins.

Borges salientou também que já está em fase inicial de implantação o projeto Tecnologias Sociais que consiste na execução de quatro subprojetos com objetivo de fortalecer a economia das regiões do Jalapão, Sudeste do Tocantins e do Bico do Papagaio. Estas regiões apresentam o menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Estado.

O Embaixador Belga ficou entusiasmado com os programas de Educação a Distância que estão sendo desenvolvidos no Estado, como a UAB – Universidade Aberta do Brasil, e-Tec – Escola Técnica Aberta do Brasil e o “Acerte os Ponteiros com o ENEM”, que está preparando os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. “A secretaria está trabalhando para implantar Escolas Técnicas em todas as micro regiões do Estado e promover cursos técnicos profissionalizantes na modalidade a Distância, para que possamos qualificar a mão de obra do nosso povo”, explicou Borges da Silveira.

Claude Misson afirmou que a Bélgica já desenvolve parcerias no Brasil com o CNPq – Conselho de Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e pode a firmar termos de colaboração científica com o Tocantins para fomentar pesquisas aplicadas.

Também participaram do encontro o secretário Estadual da Educação Danilo de Melo Souza, o reitor da Unitins, Joaber Divino, o vice-reitor da Unitins, Fernando José Spanhol e a presidente da FAPT – Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins, Andrea Stival. (Ascom C&T)