Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de dar início às atividades de Ensino em Tempo Integral em Tocantínia, Porto Nacional, Pedro Afonso, Tupirama e Santa Maria, o governo do Estado implanta a nova modalidade no Colégio Estadual José Seabra Lemos, em Gurupi. O evento acontece nesta terça-feira, 23 .

A escola criada em 1990, atende 320 alunos do 2º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, que a partir de agora passam a ter, além das disciplinas tradicionais, aulas diversificadas como: iniciação musical, xadrez e artes. De acordo com a diretora da unidade, a escola de Tempo Integral representa uma conquista para a população. “A proposta é desafiadora, mas vem atender os anseios da comunidade, que a muito aguardava a oportunidade de terem seus filhos educados integralmente. Agradecemos ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação pela implantação da referida proposta e por acreditar na capacidade da equipe desta instituição de ensino”, revela a gestora.

Até o final de agosto 10 unidades da rede estadual passam a ser Escolas de Tempo Integral. As próximas inaugurações acontecem no dia 25, na Escola Estadual São Francisco de Assis, em Axixá e na Escola Estadual Augustinópolis, do município de Augustinópolis; no dia 30 a solenidade acontece em Natividade, na Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva.

Reestruturação

Para oferecer o ensino de Tempo Integral, que tem como princípio básico a conciliação entre as atividades intelectuais, culturais e esportivas, as cinco unidades escolares foram adaptadas, tanto na estrutura física quanto na grade curricular. Além do conteúdo já previsto, agora os estudantes passam a ter também aulas de língua espanhola, informática, experiência matemática, iniciação musical, dança, xadrez, teatro e artes marciais.

Para os estudantes do Ensino Médio serão oferecidos ainda a complementação das disciplinas: Iniciação à Pesquisa; reforço à Química, Física e Biologia; e Produção Textual. A complementação tem como objetivo preparar os alunos para o acesso à universidade. Todos os estudantes das Escolas Estaduais de Tempo Integral permanecerão nas dependências do colégio durante 9 horas e meia de segunda a sexta-feira. (Ascom/Seduc)