Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A subsecretária de Aquicultura e Pesca, Miyuki Hyashida, apresentou na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, durante o segundo dia do Encontro Estadual de Secretários de Agricultura, a palestra “O Mundo Fantástico da Aquicultura”. Na ocasião, a subsecretária listou as principais ações de sua pasta, em prol do desenvolvimento da atividade aquícola no Tocantins. “Estamos trabalhando na implantação do Parque Aquícola do Lago de Lajeado, no fortalecimento da pesca esportiva, no Projeto Piratins e nos outros projetos que viabilizam o crescimento da nossa produção de peixe”, afirmou a subsecretária.

De acordo com Miyuki, só com a utilização dos quatro lagos formados pelas hidrelétricas (Lajeado, Peixe, São Salvador e Estreito) é possível produzir cerca de 50 mil toneladas de pescado/ano e fazer do Tocantins o maior produtor de pescado da Região Norte e um dos maiores do Brasil. Atualmente, o Estado produz cerca de seis mil toneladas/ano de peixe, ficando atrás do Amazonas e Rondônia, na Região Norte.

A subsecretária também apresentou números da produção nacional e mundial de peixes. Segundo ela, a China produz mais de 60% dos pescados em todo o mundo e por outro lado, a América do Sul, apesar de seu potencial hídrico, produz apenas 2%. “Desde 2005 o Brasil apresenta um déficit cada vez maior com relação ao peixe, ou seja, estamos comprando muito mais que vendendo, porque o consumo desse produto aumenta da cada ano”, informou Miyuki. Segundo ela, o déficit brasileiro de pescado chega a 780 milhões de dólares ao ano. “Podemos produzir, temos potencial pra isso, sobretudo o Tocantins”, avaliou.

Durante sua palestra, Miyuki Hyashida falou sobre o histórico da Aquicultura no Tocantins, que iniciou na década de 1980. Para a subsecretária, alguns fatores contribuíram com o crescimento da atividade aquícola no Estado, como a implantação do Ministério da Pesca, a implantação da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas no ano de 2009 e por fim a criação da Subsecretaria de Pesca e Aquicultura em 2011.

O 1º Encontro Estadual de Secretários de Agricultura iniciou nesta segunda-feira, 22 de agosto e encerra nesta terça-feira. Participaram do encontro como palestrantes, o governador Siqueira Campos; a presidente da Faet/CNA, senadora Kátia Abreu; o superintendente do Sebrae/TO Paulo Massuia e os secretários Jaime Café (Agricultura) e Omar Hennemann (Oportunidades), dentre outros. (Assessoria de Imprensa/ Seagro)