Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

“Esse Portal tem que ser totalmente transparente, pois senão não tem motivo de existir”. Foi com esta afirmação que o governador Siqueira Campos definiu o novo Portal da Transparência do Governo do Estado do Tocantins, lançado na manhã desta quarta-feira, 24, na sala de reuniões do gabinete do Palácio Araguaia.

Em sua fala, o governador ressaltou o Portal como uma importante ferramenta social para a manutenção da ética e compromisso dos gestores públicos, e afirmou mais uma vez que não admitirá atos de improbidade administrativa em seu governo. “Não terei consideração, dó ou piedade de quem cometer deslizes”, disse.

Siqueira Campos destacou uma situação recente relativa ao convênio com o Banco Mundial para execução do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável - PDRIS, ilustrando a importância da manutenção dos convênios e o repasse de verbas correto aos mesmos. “Não podemos admitir inadimplência, isto traz inúmeros prejuízos ao Estado. Se não tivéssemos credibilidade junto ao Banco Mundial poderíamos ter perdido mais de 300 milhões dólares em investimentos para aplicação na infraestrutura do Estado”, acrescentou. Durante a primeira audiência pública do PDRIS, realizada nesta terça-feira, 23, em Marianópolis, mais de 300 participantes apresentaram suas sugestões para aplicação dos recursos.

O lançamento do novo Portal contou com a participação de todo o secretariado de governo, bem como presidentes de autarquias e fundações. O controlador geral do Estado, Eldon Manoel Barbosa, apresentou o novo site pontuando algumas das principais inovações, dentre as quais se destacam a apresentação de despesas com diárias para funcionários públicos, repasse de recursos aos municípios tocantinenses, dentre outras. O secretário de Estado da Fazenda, José Jamil Fernandes, lembrou que o Portal da Transparência agrega informações dos três poderes e toda a estrutura administrativa do Governo, lembrando que os dados apresentados no site serão atualizados diariamente.

O novo Portal da Transparência deve estar ativo ainda no final desta quarta-feira, pelo endereço eletrônico www.portaldatransparencia.to.gov.br (Secom)